Nesta quinta-feira, 17, foi assinada a ordem de início para o Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA), que utilizará a inteligência artificial para mapear a qualidade dos pavimentos nos mais de 3.400 quilômetros de vias da cidade. O gerenciamento será da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb).
A empresa Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria, que venceu o edital de contratação, fará o levantamento da condição das vias, identificando buracos, valetas, remendos, deformações e trincamentos para encaminhamento dos reparos. Também será possível monitorar a durabilidade dos pavimentos e dos serviços executados.
A partir de segunda-feira, 21, técnicos começar a instalar a ferramenta em 30 veículos, que irão rodar cerca de 2 mil quilômetros, em média, a cada 30 dias, pelas ruas de Porto Alegre. Os registros serão enviados a um sistema, responsável por gerar as ordens de serviços e agilizar a execução dos reparos. O Gipav será integrado ao 156 – Central do Cidadão.
O investimento previsto é de R$ 2,850 milhões/ano, em um contrato de dois anos. Os recursos integram o financiamento de R$ 60 milhões contratado junto ao Banco do Brasil, em 2022, destinado a melhorias no sistema viário da Capital.