A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) formou mais uma turma de promotores em saúde da população negra. Na noite desta terça-feira, 22, os 54 formandos receberam diplomas em cerimônia no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Neste ano, foi concluída a turma 23, com seis módulos, carga horária de 96 horas/aula e encontros de março a setembro. Realizado desde 2012, o curso já formou mais de 750 pessoas, sendo a maioria de trabalhadores da rede.
A contextualização do processo histórico no Brasil e os conceitos de racismo e justiça reprodutiva foram temas debatidos durante o curso. A programação também tratou de equidade e destacou a importância do registro adequado nos sistemas de informação para qualificar a produção de dados e desenvolver políticas públicas consistentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem termina a extensão passa a integrar os comitês técnicos de saúde da população negra, que funcionam nas diferentes regiões da Capital, atuando como multiplicador. A iniciativa coloca em pauta a implementação da Política de Saúde da População Negra, proposta em nível federal.
O curso é realizado pela área técnica de Saúde da População Negra da SMS. Esta edição contou com parceria da Casa de Cultura Mário Quintana e do RS Criativo e apoio da UFRGS.