O Rio Grande do Sul é o segundo polo do Brasil em qualidade em saúde. Com instituições, universidades e especialistas de ponta, possui um grande potencial para o turismo no setor. Fortalecer e gerar novas oportunidades nessa área foi o intuito de reunião realizada nesta quarta-feira (23), entre o Conselho de Administração do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) e o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini.
Em encontro na sede do sindicato, o secretário falou dos potenciais do estado e ouviu demandas dos executivos do setor, na direção de alianças para fomentar o turismo de saúde. Além disso, houve avanços na discussão da parceria entre a pasta e a segunda Health Meeting, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro, em Porto Alegre.
“Dentro do novo plano de desenvolvimento do estado, o turismo é a matriz econômica mais importante. Queremos trabalhar nessas potencialidades do turismo de saúde, envolvendo os hospitais, os hotéis e a gastronomia”, afirmou Santini, que esteve na reunião acompanhado do diretor-geral da secretaria, Rafael Carniel.
O presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, reforçou os diferenciais do segmento no estado e o papel da entidade para atuar nessa construção. “Temos um caminho muito virtuoso e promissor com o turismo de saúde. Isso gera oportunidades em diversas áreas, especialmente em Porto Alegre”, destacou Henri, que também enfatizou a importância da Health Meeting, maior feira internacional da saúde no Sul do Brasil.