Porto Alegre, sexta, 08 de novembro de 2024
img

Primeiro Concurso de Carne do Brasil se destaca pela qualidade dos cortes apresentados

Detalhes Notícia
Evento ocorreu no Universo Pecuária, em Lavras do Sul, e premiou seis categorias entre os 15 concorrentes Foto: Genaro Guerra/Divulgação


A programação do Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS), contou com o 1º Concurso de Carne do  Brasil, realizado nesta sexta-feira, primeiro de novembro, no espaço da Via Gastronômica e Cultural. Quatro jurados renomados avaliaram 15 concorrentes, com amostras de carnes de diferentes raças e uma plateia muito atenta aos cortes servidos. O evento foi promovido pelo Universo Pecuária, Instituto Desenvolve Pecuária, pelo sommelier de carnes André Madruga e o chef Douglas Parrillero. A premiação se dividiu em seis categorias: Ouro, Prata, Bronze, Melhor Sabor, Mais Macia e Apresentação.

O Concurso teve como objetivo iniciar uma cultura de valorização das marcas de carne conforme suas diferentes características, usando como base a análise sensorial de jurados capacitados. Foram avaliados critérios como as características organolépticas da carne bovina, ou seja, aquelas percebidas pelo consumidor, como sabor, textura e suculência, ao invés das tradicionais avaliações das carcaças bovinas.

A diretora técnica da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, Marcela Santana, abriu o Concurso afirmando que a sua realização se deve à vontade de dar “o primeiro passo para a valorização da carne e a educação dos consumidores dessa proteína”. Salientou que o evento contou com um corpo técnico qualificado. Foram avaliadores André Madruga, sommelier de carnes; Santiago Luzardo,  integrante do INIA, Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai; Élen Nalério, médica veterinária e pesquisadora da Embrapa, e Carlos Simm, presidente da Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra.

A diretora executiva do Instituto Desenvolve Pecuária, Elísia Corrêa, salientou que a entidade tinha este sonho que agora se realizou e hoje a entidade se une “a todo esse grupo muito especial”. Já o chef Douglas Parrillero, do Salero Empório Churrasco, de Santa Maria (RS), agradeceu a presença de todos e por prestigiarem “esta ideia que está se tornando realidade com a valorização da nossa carne”.

Ao final da avaliação de oito características dos cortes de carne, André Madruga fez uma provocação ao público presente perguntando se alguém se arriscaria em dizer o que foi realizado pelos jurados. Respondeu, dizendo que eles fizeram a avaliação de uma carne como qualquer pessoa quando vai comer o seu churrasco. “Nós avaliamos a suculência, o sabor, o cheiro, então tudo isso vai influenciar na hora de vocês comerem uma carne. E as pontuações que receberam aqui é como se fosse um consumidor que gostasse muito de carne, muito curioso, procurando essas diferenças na carne bovina”, explicou, ressaltando  que as pontuações altas nesses quesitos querem dizer que é uma carne de alta qualidade.

Após a avaliação dos jurados e a contagem dos pontos, a diretora técnica da SIA anunciou os vencedores de cada categoria. O produtor Willian Sousa Vanhove, de Cacequi (RS), recebeu as medalhas de Ouro e de Bronze com gado geral e 100% a pasto, assim como a sua carne foi premiada como a Mais Macia. Em segundo lugar, com a medalha de Prata, ficou Lídia Machado Severo, de Lavras do Sul (RS), com gado Cruza Jersey e 100% campo nativo, que também venceu a melhor Apresentação. Na categoria de Melhor Sabor, ficou a produtora Susana Moreira Magalhães, de Dom Pedrito (RS), com gado Red Angus 100% e pasto.

O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. O patrocínio é do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, CEEE Equatorial, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Badesul, BRDE e Sicredi. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.

Confira os vencedores

OURO
Lote 128 –  (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, + 36 meses, 100% pasto, in natura
PRATA
Lote  159 – (Lídia Machado Severo) Lavras do Sul, 7 anos, 100% campo nativo/CMM, Cruza Jersey, sanitária
BRONZE
Lote 176  – (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, 24-36 meses, 100% pasto
MELHOR SABOR
Lote 343 – (Susana Moreira Magalhães) Dom Pedrito, Red Angus, 20 meses, 100% pasto, Maturação em vácuo por 10 dias
MAIS MACIA
Lote 176 –  (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, 24-36 meses, 100% pasto
APRESENTAÇÃO
Lote  159  – (Lídia Machado Severo) Lavras do Sul, 7 anos, Cruza Jersey, 100% campo nativo/CMM, sanitária