Porto Alegre, quarta, 06 de novembro de 2024
img

Em tom de reconstrução e com olhar no futuro, Sistema FIERGS inaugura nova escola Sesi de Ensino Médio em Canoas

Detalhes Notícia
Instituição tem foco no desenvolvimento de competências do mundo contemporâneo, e já tem primeira atividade sediando a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@. Foto: Dudu Leal

Foi inaugurada nesta terça, 5, a mais nova escola do Sesi-RS, sediada na cidade de Canoas. Como primeira atividade, o complexo recebe esta semana a 6ª edição da Mostra Sesi Com Ciênci@, que reúne projetos interdisciplinares de estudantes de escolas do Sesi-RS, ancorados em temas como inovação, sustentabilidade e relação com o mundo do trabalho.

Depois da mostra, a Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D’Arrigo Vellinho entra em atividade definitivamente em fevereiro de 2025, quando recebe as primeiras turmas. Serão admitidos 120 estudantes para o primeiro ano – mesma quantidade que será recebida a cada ano, alcançando a capacidade de 360 alunos no total. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem capacidade para 300 estudantes e as atividades de contraturno comportam 200 jovens no período inverso ao que frequentam o ensino regular.

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diz que é um orgulho muito grande ter a oportunidade de estar à frente da instituição durante a inauguração de uma escola como esta. “Em uma cidade que sofreu como Canoas, estamos muito animados e entusiasmados. Será um marco na retomada não apenas da cidade, mas do Rio Grande do Sul”, projeta.

Bier vê a formação dos jovens como um dos pilares da atual diretoria, atenta à educação e à retenção de talentos. “Nos últimos 20 anos perdemos mais de 700 mil cabeças para outros estados e países, um quadro que precisamos reverter. Temos de ter, aqui, uma educação que traga nossos gaúchos de volta e atraia estudantes de outros estados pelo nosso Sesi/Senai e a educação do Rio Grande do Sul”, analisa.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, presente na cerimônia de inauguração, destaca que o Sesi, do ponto de vista formal, é a maior rede privada de educação do Brasil, com números que superam os 334 mil alunos, 11,4 mil professores e 454 escolas. No entanto, reconhece que em um universo de cerca de 30 milhões de estudantes na Educação Básica, isso ainda representa pouco. “Nosso papel é desenvolver iniciativas, possibilidades e experimentos para impactar a educação pública no Brasil, como um todo. Não é necessariamente o atendimento direto, mas que possamos ser referência para boas práticas e para uma mudança na forma como se pensa a educação sua relação com o mundo do trabalho”, observa.