O Instituto Caldeira, que foi duramente afetado pela enchente de maio de 2024, vai abrigar um memorial permanente do alagamento histórico, uma entrega da Virada Sustentável de Porto Alegre. O painel em aço córten de 4 x 1,60m foi desenvolvido pelo escultor Vinicius Vieira e será inaugurado nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, às 11h.
Além do mural, o Instituto Caldeira também vai receber uma placa do projeto Águas de Maio, outra iniciativa da Virada Sustentável 2024 assinada por Vinicius Vieira. Dez exemplares serão instalados em pontos simbólicos afetados pelos alagamentos, indicando a altura a que as águas chegaram em cada local. ” O trabalho busca revelar a dimensão da área que as águas ocuparam durante a enchente de 2024, através de composição de planos e subtracões que demonstram o impacto e a força das águas sobre tecido urbano da cidade de Porto Alegre. Com a arte, mantemos vivas as memórias da enchente, para que não mais se repita! “, escreveu Vinicius Vieira em suas redes sociais.
Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável acontece até 10 de novembro, em diferentes pontos da cidade. O evento é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua nona edição, com um amplo número de atividades culturais e artísticas que promovem a conscientização ambiental e social. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
O projeto é uma realização da Cia de Produção com financiamento da Lei Rouanet – Ministério da Cultura e toma parte também do projeto Arte Urbana na Virada, financiado pelo Pró-cultura. A entrega do Mural Memorial da Enchente e homenagem do projeto Águas de Maio acontece às 11h dessa sexta-feira, na Arquibancada 1, do Instituto Caldeira.