Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Drive-thru de resíduos eletrônicos recolhe cerca de seis toneladas no Parcão

Detalhes Notícia
A ação é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree). O objetivo é promover a destinação correta dos equipamentos pós-consumo e incentivar a logística reversa. Foto: Julio Ferreira / PMPA

 

Cerca de seis toneladas de resíduos foram recebidas no drive-thru de coleta de eletrônicos e eletrodomésticos realizado neste sábado, 9, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Monitores, impressoras, modens, celulares, micro-ondas, máquinas de lavar e computadores foram alguns tipos de produtos recolhidos no posto instalado no estacionamento da rua Comendador Caminha, no bairro Moinho de Vento. A iniciativa foi promovida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

O objetivo da programação foi alertar quanto à destinação correta dos equipamentos pós-consumo e incentivar a logística reversa. Durante a ação, a equipe de educação ambiental do DMLU divulgou os endereços dos Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) distribuídos pela cidade e esclareceu dúvidas dos frequentadores do parque sobre a separação e a destinação adequada de resíduos.

“Estamos empolgados em realizar, pela quarta vez, a campanha em Porto Alegre, reforçando para a população local a importância de participar da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Assim, contribuímos para a preservação do meio ambiente e incentivamos cada vez mais pessoas a adotarem essa prática, que traz benefícios para todos”, destaca Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da Abree.

Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Além disso, o processo da logística reversa gera impacto positivo na economia, com movimentação do mercado e mais oportunidades de emprego e renda.

“Apesar de oferecermos opções para o descarte correto de eletrônicos permanentemente em nossas unidades, atividades como essa aproximam o cidadão do nosso trabalho de educação ambiental. Queremos facilitar cada vez mais o acesso a nossos serviços, levando nossas equipes, mesmo que de forma itinerante, aos pontos centrais de vivência da nossa cidade”, ressalta o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.

Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos – Para saber o mais próximo de sua casa, acesse aqui. Já a consulta da lista de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos aceitos pode ser feita clicando aqui.

Descarte correto – No site da Abree é possível encontrar os locais de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Também consta a lista de quais produtos podem ser descartados, como por exemplo: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:
– Celulares
– Fone de ouvidos
– Geladeiras
– Baterias
– Televisores
– Secadores
– Batedeiras
– Fogões
– Micro-ondas