Com uma trajetória de 49 anos na medicina, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, foi homenageado pela Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (13). O endocrinologista e perito-médico legista, natural de Porto Alegre, recebeu a medalha da 56ª Legislatura, em uma proposição do deputado Airton Artus (PDT). Aos 72 anos, Rovinski conduz o Simers desde 2022, em uma gestão que se encerra em dezembro.
Durante o evento prestigiado por familiares, amigos e autoridades, o agraciado relembrou momentos da carreira e falou da importância que a medalha representa na vida pessoal, profissional e para a própria entidade que preside.
“É uma honra receber uma homenagem tão importante quanto esta depois de tantos anos dedicados à medicina. Também divido esse reconhecimento com os integrantes e associados do Simers, pois premia o trabalho que o sindicato tem desenvolvido”, comenta Rovinski, que implementou importantes avanços no Departamento Médico-Legal (DML) do Estado, o qual dirigiu em três oportunidades.
A construção da carreira alicerçada nos trabalhos feitos em equipe por onde passou foi um dos pontos principais de Rovinski ao agradecer o reconhecimento. Ele ressalta a necessidade de sermos agentes de transformação nas comunidades em que vivemos.
“Na cultura judaica, aprendi o princípio Tikun olam, que nos diz para transformar o mundo ao nosso redor, que nossas ações e a forma como tratamos as pessoas e encaramos as situações podem tornar a comunidade um lugar melhor. Esse preceito me acompanha em todas as ações – e acredito que tive sucesso na maioria das vezes. E, também, tenho bem claro que nunca estive sozinho. Meu crescimento e as marcas que deixei foram possíveis porque sempre contei com equipes fantásticas que me ajudaram a buscar os resultados que desejávamos”, aponta.
Proponente da homenagem, o deputado Airton Artus (PDT) ressaltou a atuação do Simers para minimizar, por meio de tantas ações lideradas pelo presidente, as necessidades estruturais da área da saúde em Porto Alegre.
Marcos Rovinski é natural de Porto Alegre (RS). Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), realizou seus estudos no Instituto de Educação General Flores da Cunha e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde teve atuação política nos anos de 1966 a 1969. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1970, graduando-se em 1975. Em 1976, fez residência médica em medicina interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, nos anos de 1977 e 1978, em endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. No ano de 1986, fez concurso para perito médico-legista, sendo aprovado para o curso na Escola de Polícia. Fez o mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil em 2005. Foi um dos criadores da Associação Gaúcha de Peritos Médicos-Legistas, Odonto-Legistas e Químicos-Toxicologistas (depois transformada em Agapel), sendo seu primeiro presidente. Foi diretor do Departamento Médico Legal (MDL) por três oportunidades. Além da medicina, é escritor, compositor e cantor.
O trabalho e a trajetória do doutor Rovinski orgulham o Simers e impactam a saúde. Seja na cobrança, seja na provocação do debate de questões importantes para a melhorar a saúde pública do brasileiro, o presidente exerce papel digno de homenagens”, cita o parlamentar.
Presente ao evento, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann elogiou a carreira do presidente do Simers.
“Cuidar das pessoas é uma missão, e isso o Dr. Rovinski faz muito bem, não só como médico, mas com toda a trajetória como uma importante liderança”, afirma Arita. O evento também contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.