Lágrimas deram lugar a sorrisos, aplausos e abraços. A tristeza transformou-se em esperança e gratidão, num momento de grande emoção. Assim foi a inauguração oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, localizada na Linha Primavera, município de Cruzeiro do Sul/RS. A obra foi custeada e construída por diversos voluntários, com o apoio dos Poderes Executivo e Judiciário por meio de parceria público-privada, representando a força da união na superação dos desafios impostos pela catástrofe ambiental que assolou o Estado no mês de maio.
Foto: Leandro Augusto Hamester
A solenidade ocorreu reuniu voluntários, parceiros, autoridades, estudantes, professores, comunidade e imprensa. São mais de 830m², com 14 salas de aula, com média de 40m² e capacidade para 25 estudantes cada, além de biblioteca, refeitório e parque com cancha poliesportiva.
A enchente que trouxe enormes perdas e prejuízos ao Vale do Taquari inviabilizou o uso de quatro educandários de Cruzeiro do Sul, nos bairros Passo de Estrela e Zwirtes.
A nova escola receberá, neste primeiro momento, estudantes das escolas municipais Passo de Estrela e Antônio Domingos Ciceri Filho. Inclusive, a escolha do nome do novo educandário é uma homenagem à Santa cuja estátua localizada no Passo de Estrela foi a única que resistiu à força das águas do Rio Taquari, numa demonstração concreta do poder da fé nesse momento de recomeço.
Após a solenidade, que também contou com apresentação de grupo de estudantes atingidos pela enchente e que serão atendidos na nova escola, foi servido almoço solidário no Salão do Grêmio Esportivo Primavera, cujo lucro também será revertido à instituição.
Da destruição à esperança
O prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius, não conteve a emoção ao fazer uso da palavra, lembrou os momentos de dificuldade e falou em dias melhores. “Há seis meses nosso município passou pela maior catástrofe da história. Tivemos sete escolas atingidas e quatro delas totalmente destruídas. Tínhamos mais da metade dos nossos alunos fora da sala de aula. A inauguração dessa nova escola tem um significado diferente, local onde além de aprender e desenvolver, iremos trocar experiências de vida. É um espaço construído com a união de muitas pessoas e ideias, dos mais diversos lugares”, agradeceu.
Amor
Falando em nome dos voluntários, Antero Medeiros resumiu tudo em uma palavra: amor. “Essa escola só saiu do papel porque aqui teve muito amor. Nossa maior alegria é ver as crianças na escola novamente. Muito obrigado a todos que colaboraram e acreditaram nesse sonho que se tornou realidade”, disse, com lágrimas nos olhos. O voluntário Everton Corbelini, um dos coordenadores da obra, valorizou o empenho pelas crianças. “Essa escola tem vida, é prova de que nada é impossível. A única coisa que não podemos recuperar são as vidas que perdemos. Foram muitas mãos envolvidas, pessoas que colocaram a alma e o coração por essa escola e pelo próximo. Todo empenho sempre foi e continuará sendo pelas crianças, que são a razão de tudo”, acrescentou.
A Juíza da Infância e Juventude da Comarca de Lajeado, Débora Gerhardt de Marque, também falou em gratidão. “Ter uma escola para as crianças é fundamental. É muito mais do que um lugar de aprendizagem, é um local de desenvolvimento e de proteção das crianças. O sentimento é de gratidão a cada um que doou seu tempo e o seu olhar para esta causa tão importante”, frisou.
SOS Rio Grande do Sul
O Sicoob São Miguel foi um dos voluntários na obra e contribuiu com recursos financeiros da campanha SOS Rio Grande do Sul. Por meio do Instituto Sicoob, com doações de cooperados do Sicoob e cidadãos de todo Brasil, a cooperativa catarinense, com envolvimento da agência do Bairro São Cristóvão, em Lajeado/RS, ouviu as necessidades da região e, somente para a construção da nova escola de Cruzeiro do Sul, destinou mais de R$ 200 mil, investidos no telhado, madeiras da estrutura e quadra esportiva.
O diretor comercial do Sicoob São Miguel, Marcelo Trevisan, participou da solenidade de inauguração e valorizou o movimento solidário pelo Estado. “A realização de um sonho de uma comunidade vem por meio de muitas mãos. Agradecemos o apoio de todos aqueles que acreditam na fé e na solidariedade, a todos que apoiaram a campanha SOS Rio Grande do Sul, ao Instituto Sicoob, às cooperativas de todo Brasil que buscaram recursos e dão a sua contribuição também para a construção dessa escola. Solidariedade e interesse pelas comunidades fazem parte do DNA do cooperativismo”, afirmou.
O gerente de comunicação e marketing do Sicoob São Miguel, Diogo Wieczorek, esteve diretamente envolvido com a busca de recursos para as obras de construção da escola. Emocionado, ele se disse feliz em ter participado dessa mobilização. “Depois de toda catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul, o sentimento é de dever cumprido, com a escola construída por voluntários em 90 dias. Esta inauguração é muito especial, é a celebração da gratidão de toda comunidade de Cruzeiro do Sul. Muito obrigado a todos que contribuíram”, salientou.
Mobilização da sociedade
Acompanhadas dos pais Ezequiel e Eveline Moreira, Elisa (8) e Emily (7) aguardavam ansiosas o desenlace da fita inaugural para poderem entrar no novo prédio. As meninas frequentavam a Escola Municipal Passo de Estrela, que foi destruída pela cheia, e nos últimos seis meses passaram por diferentes educandários. A mãe também teve que deixar o emprego para cuidar das meninas pela falta do turno integral. “Estamos muito felizes com o apoio e mobilização dos voluntários. Não fosse isso levaríamos anos para ter uma escola como esta. Deus está vendo o que foi feito, precisamos mudar nossa forma de pensar e agir, devemos ajudar ao próximo. O auxílio das pessoas ao Rio Grande do Sul, de diversas formas, segue sendo fundamental na reconstrução do Estado”, agradeceu Ezequiel.