A experiência do paciente de ponta a ponta, desde o primeiro contato com a clínica até o pós-atendimento, foi tema central de um painel na Health Meeting Brasil – Business & Innovation, feira realizada nesta semana, em Porto Alegre. Mediado pelo executivo Geraldo Aguiar, do Hospital Ernesto Dornelles, o bate-papo contou com a participação do CEO da healthtech GestãoDS, Marcelo Stangherlin, e da médica nefrologista Chintia Vieira.
A aceleração da digitalização do setor da saúde desde a pandemia foi um dos pontos abordados, assim como o desafio de aproveitamento da tecnologia sem abrir mão do atendimento humanizado. Para Marcelo, as soluções digitais não substituem o atendimento prestado pela secretária ou pelo médico, mas organizam e complementam essas interações.
O resultado é um paciente atendido de forma ágil e resolutiva em todos os pontos de contato com a clínica ou consultório. “Quando o paciente não está na clínica, todo o relacionamento ocorre via WhatsApp. E muitas necessidades podem ser supridas de forma automatizada e com eficiência, gerando ganho de tempo à equipe”, pontuou o CEO da GestãoDS. “Questões mais sensíveis ou específicas seguirão sendo direcionadas a um profissional, que irá prestar o atendimento individualizado”.
Recentemente, a healthtech gaúcha, que fornece um software de gestão para mais de quatro mil clínicas e consultórios no país, lançou um recurso de automação para WhatsApp, 100% integrado à plataforma da empresa — o ChatGDS. A solução foi apresentada ao público que acompanhava o painel. “A ideia é centralizar todas as conversas da clínica, oferecendo a melhor experiência ao usuário independentemente do canal escolhido. Um cliente satisfeito volta, recomenda e gera incremento de receita”, acrescentou.
Durante o bate-papo no Palco Inovação, a dra. Chintia Vieira lembrou que estabelecer fluxos de comunicação, e contar com uma ferramenta própria para isso, permite ao médico solicitar com antecedência detalhes sobre o histórico do paciente, orientá-lo para melhor aproveitamento do atendimento presencial e também enviar informações pós-consulta. “A consulta tem início muito antes da primeira visita ao consultório”, frisou. Sobre a GestãoDS A GestãoDS é uma startup com foco em soluções digitais para a área da saúde.
Utilizado em todos os estados do Brasil, o software da empresa auxilia na gestão e incrementa a rentabilidade de mais de quatro mil clínicas e consultórios médicos. Com oito anos de atuação, a healthtech foi uma das pioneiras no desenvolvimento de uma plataforma completa e personalizada para médicos. Sediada em Santa Maria/RS, a GestãoDS conquistou 500 novas clínicas e consultórios somente nos primeiros seis meses do ano.
Sobre a Health Meeting
A Health Meeting Business & Innovation é a principal feira internacional de saúde na região Sul do Brasil. Realizada no prédio 40 da PUCRS, a HM24 conta com uma área de 5.600 m² de pavilhão para exposição e mais cinco auditórios com capacidade para mais de 1.500 congressistas. A feira é realizada em parceria com o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).
A HM reúne executivos, gestores e demais profissionais com o objetivo de estabelecer novos negócios e acompanhar as transformações da área da saúde. Seu propósito é fortalecer o setor, promovendo o conhecimento, impulsionando negócios e proporcionando acesso às últimas tecnologias. Tudo isso apoiado em quatro pilares fundamentais: convergência, inovação, conhecimento e sustentabilidade.
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