Porto Alegre, terça, 19 de novembro de 2024
img

Canoas: Estudantes da rede municipal participam de palestra sobre racismo no ambiente escolar

Detalhes Notícia
Atividade fez parte da programação da Semana da Arte e da Cultura Negra Foto: Juliana Reis

“Eu já passei por várias situações de racismo dentro da escola. Meus antigos colegas já riram do meu cabelo e da minha cor”, contou a estudante Erica Marques. A aluna é um exemplo que reforça a importância de discutir e conscientizar os estudantes sobre o racismo no ambiente escolar. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Rodrigo Fagundes, nesta segunda-feira (18), no auditório da Secretaria de Cultura. A atividade fez parte da programação da Semana da Arte e da Cultura Negra, iniciativa da Prefeitura de Canoas, promovida pela Secretaria de Cultura e pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, em parceria com o Colegiado Setorial Afro-Indígena.

“Essa palestra é importante para que todos compreendam o que é racismo. Algumas atitudes não são brincadeiras, mas discriminação. As pessoas precisam aprender a respeitar as pessoas negras e valorizar nossa cultura”, ressaltou Erica.

O professor Rodrigo Fagundes conduziu a palestra com o auxílio de vídeos, promovendo um espaço de reflexão e ação. Ele destacou que para combater o racismo é necessário desconstruir estereótipos e dar visibilidade às culturas e às histórias, historicamente marginalizadas. “É fundamental falar sobre racismo não apenas em novembro, mas ao longo do ano inteiro. A educação tem o poder de promover mudanças reais, despertar a conscientização e o empoderamento de todos, além de garantir representatividade e inclusão”, afirmou.

Reginaldo Tupinambá, professor da EMEF Rio Grande do Sul, complementou ressaltando a relevância de ouvir diferentes vozes e perspectivas. “Através dessas atividades, os estudantes têm a oportunidade de escutar além dos professores que, diariamente, trabalham a cultura africana e afro-brasileira. Este é um momento para eles se posicionarem e reforçarem o que é abordado em sala de aula”.

A programação da Semana da Arte e da Cultura Negra segue até esta quarta-feira (20).