Com a previsão de até 100 mm de chuva para Porto Alegre nos próximos dois dias, conforme alerta emitido pela Defesa Civil Municipal, a prefeitura modificou a agenda comemorativa da Semana da Consciência Negra prevista para quarta-feira, 20 (ver abaixo), feriado nacional.
As alterações foram definidas em reunião do prefeito Sebastião Melo com integrantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), formada por órgãos governamentais e instituições parceiras, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 18, no Centro Administrativo Municipal.
“O alinhamento entre todos os envolvidos é fundamental para enfrentarmos situações de risco com eficácia. Os ajustes na programação da Semana da Consciência Negra refletem nosso compromisso com a segurança das pessoas e garantem as melhores condições para que todos possam aproveitar os eventos” – Prefeito Sebastião Melo.
Na terça-feira, 19, um sistema de baixa pressão irá favorecer a formação de chuvas moderadas a fortes, com acumulados variando entre 20 e 40 milímetros ao longo do dia. Há risco de temporais isolados e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora.
Durante a quarta-feira, 20, o cenário de instabilidade persiste, com acumulados previstos de 60 a 85 milímetros em Porto Alegre e Região Metropolitana. A expectativa é de que a chuva diminua a partir da tarde.
Alterações da Semana da Consciência Negra para quarta-feira, 20:
– 16h – Entrega da estátua de Zumbi dos Palmares, no Largo Zumbi dos Palmares;
– 16h – Exposição Grupo Palmares e as Mulheres, no Paço Municipal;
– 16h – Jogo Canelas Pretas, no Parque Marinha do Brasil.
Evento transferido de data:
– Sábado, 23, às 8h – Encontro do Coletivo Corre Preto, com corrida e caminhada. Ponto de partida na sede da Imperadores do Samba (Padre Cacique, 1.567).
Eventos cancelados:
– Cavalgada comemorativa da Orla para o Centro e churrasco no Parque Harmonia.
As equipes do município estão mobilizadas e seguem monitorando a previsão do tempo. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.