Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS

Detalhes Notícia
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio. A Toyota opera um centro de distribuição em Guaíba desde 2005 e tem manifestado interesse em explorar novas oportunidades no RS - Foto: Maurício Tonetto/Secom

 

 

 

 

 

A comitiva do governo do Rio Grande do Sul, liderada pelo governador Eduardo Leite, deu sequência à missão oficial no Japão nesta terça-feira (19/11) com agendas estratégicas voltadas a negócios. O dia começou com uma visita à sede da Toyota, em Tóquio, para tratar da ampliação da presença da empresa no Estado e explorar tecnologias sustentáveis no setor automotivo. Na sequência, o grupo foi recebido na Embaixada do Brasil no Japão, onde foram discutidos os avanços da relação Brasil-Japão e as oportunidades de cooperação em áreas prioritárias para o Rio Grande do Sul.

Na Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, o governador reforçou as potencialidades do Rio Grande do Sul e destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável. Durante a reunião, a Toyota expôs sua estratégia global de descarbonização, que inclui um foco especial em veículos movidos a hidrogênio. A empresa é pioneira no desenvolvimento de modelos como o Toyota Mirai, que utiliza células de combustível para transformar hidrogênio em eletricidade, emitindo apenas água como subproduto.

“O Rio Grande do Sul tem o compromisso de liderar a transição para uma economia verde no Brasil. A Toyota é uma parceira estratégica para o nosso Estado, e queremos ampliar essa relação com projetos que promovam inovação e sustentabilidade, beneficiando nossa indústria automotiva e a mobilidade urbana”, afirmou o governador.

Leite e o embaixador discutiram o papel estratégico do Japão como parceiro do Brasil, enfatizando as relações com o RS. Foto: Maurício Tonetto/Secom

A Toyota opera um centro de distribuição em Guaíba desde 2005 e tem manifestado interesse em explorar novas oportunidades no Estado, especialmente em projetos relacionados ao uso de hidrogênio como combustível sustentável. A montadora destacou ainda o potencial do mercado brasileiro para a introdução de tecnologias de mobilidade verde, como veículos elétricos e movidos a hidrogênio.

Após o encontro com a Toyota, a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, na Embaixada do Brasil em Tóquio. Durante a reunião, o governador e o embaixador discutiram o papel estratégico do Japão como parceiro comercial e tecnológico do Brasil, com ênfase nas relações com o Rio Grande do Sul.

“Essa missão demonstra que estamos alinhados com as demandas globais por sustentabilidade e inovação. O Japão é um parceiro importante para que possamos atrair investimentos e consolidar o Rio Grande do Sul como um Estado competitivo internacionalmente”, ressaltou Leite.

Dep Delegada Nadine Foto: Arquivo Pessoal

A Deputada Estadual Delegada Nadine é a única mulher a integrar a comitiva da Assembleia Legislativa que está na Missão Oficial do Governo do Estado. Na segunda-feira (18), a deputada conheceu a estrutura governamental da província de Shiga. O parlamento e também o governo estão em prédios interligados, que simboliza a união local. Apesar do sistema parlamentarista atribuído aos japoneses, há também a figura do imperador Naruhito, que não pode exercer funções políticas. “Uma cidade totalmente modernizada e governada pela Yuriko Koike. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo e hoje está no terceiro mandato. Vale mencionar também que dentre os 127 parlamentares, um terço são mulheres. No RS, por exemplo, são apenas 11 dentre os 55 deputados estaduais. Precisamos expandir e levar este exemplo de representação feminina em cargos de liderança”, declarou a Deputada Delegada Nadine.

Para ela, “A viagem tem sido intensa e muito produtiva. Uma grande oportunidade para o Estado ampliar relações com grandes empresas, trazer alternativas e soluções tecnológicas e também as possibilidades de energias renováveis. Enquanto Presidente da Frente Parlamentar para Debater e Acompanhar as Mudanças Climáticas no Rio Grande do Sul, estou com grande expectativa da agenda desta quarta-feira”, declarou a parlamentar. No encontro, a deputada visitará a estrutura de atuação do Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres Naturais e também o Centro Internacional de Gestão de Riscos Hídricos em Saitama e Tsukuba.

Também participam da missão oficial os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, entre outras autoridades.