Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Câmara homenageia Floresta Aurora e Satélite Prontidão

Detalhes Notícia
Sessão Solene faz parte da Semana da Consciência Negra(Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou  Sessão Solene em homenagem a duas entidades representativas do povo negro na Capital: Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora e Associação Satélite Prontidão. O evento integra as comemorações da 40ª Semana da Consciência Negra da Câmara.

José Flávio Rocha Silveira, presidente da Sociedade Floresta Aurora, agradeceu a honraria e afirmou que o ato simboliza um reconhecimento merecido, mas muitas vezes sonegado: “Neste contexto, nós podemos afirmar que a lei n.º 14.759/2023, que estabeleceu o Dia da Consciência Negra, não é um privilégio. É um reconhecimento de um direito, registre-se, de reconhecimento tardio”. Na oportunidade, José Flávio reconheceu o trabalho do intelectual, poeta e militante de ativismo cultural e identitário das causas negras, Oliveira Silveira, um dos principais responsáveis pela idealização do Dia da Consciência Negra. “Não poderia nesse momento ímpar deixar de citar um jovem a quem devemos tributo”, destacou.

O presidente da Associação Satélite Prontidão, Richard Evandro Guterres Alves, afirmou que a instituição tem como missão ser um local de pertencimento para a população negra da Capital, frente a desigualdade e a discriminação, “onde pudéssemos ser iguais e nos reconhecermos uns aos outros como seres humanos”. Ele enfatizou que os clubes são “equipamentos” da comunidade negra e que esse reconhecimento deve ser expandido para todo o estado, pelo trabalho exercido no combate ao racismo, além de ressaltar atividades exercidas pelas entidades. “Ainda há muito a ser feito e, principalmente, temos que livrar a nossa sociedade da chaga do racismo, que é o principal óbice para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha(Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

Floresta Aurora 

A Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1872, em Porto Alegre, por um grupo de negros alforriados, com a intenção de prestar ajuda a outros negros e suas famílias. A história vem sendo transmitida de forma oral e o principal argumento de que se tem notícia é o de que a união desses negros era para, além de se fortalecerem enquanto grupo, repudiando o regime escravocrata, mostrar a indignidade quanto às cerimônias de despedidas de seus mortos. Os mesmos não tinham direito a um funeral digno, pois eram enterrados diretamente nas covas e sem direito a cerimônia ritualística que a ocasião requer e a um caixão.

Prontidão

A Associação Satélite Prontidão surgiu de um processo que teve origem em 20 de abril de 1902, passados 14 anos da abolição da escravatura. Algumas famílias da comunidade negra, unidas no propósito de construir uma sociedade que pudesse abrigar a cultura, as idéias e os costumes do povo negro, bem como fosse um espaço de lazer e entretenimento, fundaram a Sociedade Satélite Porto-Alegrense.

Além de recreativa, a entidade realizava atividades culturais e tinha como missão especial o preparo educacional da sua comunidade através de mutirões promovidos pelas senhoras da sociedade, no trabalho de alfabetização de alguns de seus sócios, seus filhos e crianças do entorno da sede social, que ficava na Cidade Baixa.

A Associação Satélite Prontidão, fusão de duas entidades, manteve as atividades da área social, onde sempre despontaram as festas de grandes públicos como os famosos bailes do chope, as festas juninas, os bailes de carnaval e os bailes de aniversários da entidade.

A fusão, em 1956, não diminuiu o interesse e a dedicação pelas questões relativas à educação, à cultura e à assistência social, quase cultuadas no passado – pelo contrário – incorporaram-se a estas atividades outras, inclusive de caráter filantrópico mantendo-se a mesma filosofia de trabalho adotado pelas antigas sociedades.