Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Florbela Espanca é homenageada em sábado literário no Instituto Ling

Detalhes Notícia
Evento gratuito marcado para dia 23 de novembro, às 16h, celebra os 130 anos do nascimento da escritora portuguesa, reunindo as professoras e pesquisadoras Jane Tutikian, Maria Lúcia Dal Farra, Gabriela Silva e Luciana Éboli para uma conversa sobre poesia, amor, vida e liberdade. Foto: Wikipedia

 

Em celebração aos 130 anos do nascimento de Florbela Espanca (1894-1930), o Instituto Ling realiza, no dia 23 de novembro, às 16h, um sábado literário dedicado a discutir a obra da escritora. Das 16h às 18h, quatro especialistas na produção da autora comandarão uma conversa sobre poesia, amor, vida e liberdade. Estarão no centro cultural as professoras e pesquisadoras Jane Tutikian e Gabriela Silva, além de Luciana Éboli, que estará caracterizada como a poeta, personificando a artista através de seus poemas. Também participará, de forma remota, a escritora Maria Lúcia Dal Farra, uma das maiores referências nos estudos sobre Florbela. O evento é gratuito, com inscrição prévia no site www.institutoling.org.br.

Conhecida por seu estilo poético emotivo e profundo, Florbela Espanca foi uma das vozes mais marcantes da poesia portuguesa do século XX. Nascida no Alentejo, teve sua vida marcada por amores intensos, tragédias pessoais e uma busca constante por liberdade, o que refletiu em obras com uma sensibilidade única e uma inquietação existencial notável. A poeta ganhou destaque com o uso de uma linguagem rica e visceral, abordando temas como o amor, a saudade, a dor e o desejo por algo que transcendesse as limitações de seu tempo. Em obras como Livro de mágoas (1919) e Charneca em flor (1931, publicado postumamente), ela expressou uma visão desafiadora e corajosa do papel feminino na sociedade e da própria experiência humana, numa época em que a literatura escrita por mulheres era limitada. A intensidade de seus versos e a natureza trágica de sua vida, que terminou em suicídio aos 36 anos, fizeram dela um ícone literário cultuado e uma voz atemporal que ainda ressoa na poesia lusófona.

As ministrantes

Jane Tutikian é membro da Academia Literária Feminina, da Academia Rio-Grandense de Letras e do Pen Clube Português. Escreveu 23 livros, entre contos, novelas e novelas infanto-juvenis. Teve dois livros adaptados para o teatro e recebeu alguns dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, como Jabuti, Açorianos e Tibicuera. Participou de várias antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM. Foi patrona de muitas feiras do livro do interior do Rio Grande do Sul e patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. É professora titular da UFRGS, tendo sido Diretora do Instituto de Letras e Vice-Reitora da universidade.

 

Luciana Éboli é professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, no setor de Teoria do Teatro, e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma universidade, na linha de pesquisa Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas. Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado com Habilitação em Direção Teatral pela UFRGS, e mestrado e doutorado em Letras – Teoria da Literatura pela PUCRS. Realizou estágio de doutoramento PDEE/CAPES no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de Dramaturgias Africanas.

 

Gabriela Silva é professora e pesquisadora de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa. Tem licenciatura plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pelas Faculdades Porto-Alegrenses; é especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA; mestre em Teoria da Literatura na PUCRS; e doutora em Teoria da Literatura Portuguesa. Tem pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões. É professora da FURG.

 

Maria Lúcia Dal Farra é professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Sergipe, onde foi também pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa. Possui mestrado e doutorado pela USP, onde foi professora. Obteve grau de livre-docência em Literatura Comparada pela UNICAMP e fez parte da equipe pioneira de Antonio Candido para a fundação do Departamento de Teoria Literária e do Instituto de Estudos da Linguagem da mesma universidade. Foi professora em Berkeley, Universidade da Califórnia. Tem pós-doutorado pela École Pratique des Hautes Études de Paris e pela Universidade de Lisboa. Tem publicados inúmeros estudos de Literatura Portuguesa, Brasileira e Comparada, bem como um elenco de obras sobre Florbela Espanca, e dirige o Diretório de Pesquisas Figurações femininas: Florbela et alii do CNPq, que agrega 14 pesquisadores. É prêmio Jabuti de Poesia (2012) e Patrona da Cadeira 25 da Academia Botucatuense de Letras.

 

SERVIÇO:

Sábado Literário | Conversas sobre Florbela Espanca: 130 anos de poesia

Com as professoras e pesquisadoras Jane Tutikian, Maria Lúcia Dal Farra, Gabriela Silva e Luciana Éboli

Dia 23 de novembro, sábado, das 16h às 18h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br