Reportagem do Jornal O SUL mostra que as obras de recuperação da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entraram na reta final, a três semanas da reabertura completa do terminal. O aeroporto funciona de forma limitada desde 21 de outubro, operando apenas com voos domésticos. A partir de 16 de dezembro, o local poderá receber voos internacionais.
A etapa mais recente das obras é a colocação da última camada de asfalto na pista. Logo após, serão executadas a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, a instalação dos instrumentos de navegação e a homologação da pista.
A Fraport Brasil segue trabalhando 24 horas por dia para a entrega da fase 3 das obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre. Conforme planejado, a totalidade da pista de pouso e decolagem, com 3.200 metros, está prevista para ser entregue no dia 16/12, quando será possível a retomada dos voos internacionais.
“Estamos na última camada de asfalto e depois entrará a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, os instrumentos de navegação e, depois, a homologação da pista em sua totalidade operacional de 3.200 metros. Após isso, continuaremos com os acabamentos finais e manutenções rotineiras, sem gerar impactos nas chegadas e partidas dos voos”, cita Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil, administradora do Porto Alegre Airport.
No dia 19/12, haverá o primeiro pouso internacional, com o voo inaugural da companhia aérea Copa Airlines. A rota direta para a Cidade do Panamá terá a frequência de três vezes por semana. Os próximos voos internacionais já confirmados são para Lima (Latam) e Santiago (Latam), em janeiro de 2025. Para estes destinos, as passagens já estão sendo comercializadas pelas companhias aéreas.
Subestações prontas
A recuperação das subestações de energia, fundamental para a recuperação total do aeroporto, também está em estágio avançado. Um passo importante foi dado com a ativação da alimentação da rede de 69 KV, que é mais estabilizada.
Além disso, o aeroporto está com três subestações principais prontas: a KF3, que já está operacional para o atendimento do sistema de pista e balizamento luminoso, e outras duas essenciais, a KF1 e a KF4, que estão praticamente prontas, com previsão de estarem operando em 10/12.
“Atualmente, temos geradores em cada extremidade do terminal, mas que ainda são portáteis. Então essa entrega será um marco muito importante, pois conseguiremos colocar a subestação 69 em modo automático e, em seguida, a KF1 e a KF4 também entram em operação, reestabelecendo a capacidade do aeroporto”, explica Cássio.