Foi publicado nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Município, termo aditivo ao contrato com a Sogal (Sociedade de Ônibus Gaúcha) pelo período de um ano.
A medida, adotada pela Administração Municipal, visa garantir a continuidade dos serviços de transporte público em Canoas, uma vez que o contrato do transporte coletivo se encerraria em 26 de dezembro, e o do transporte seletivo, em 3 de janeiro de 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, o termo aditivo tem caráter transitório e pode ser rescindido dentro do período de prorrogação.
Na quinta-feira (19), a Prefeitura de Canoas enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o edital para concessão do transporte público municipal. O processo prevê que duas empresas serão responsáveis pelo modal, uma para o lado Oeste da cidade e outra para o Leste. Outra mudança será o sistema de pagamento da Prefeitura à empresa, que será por quilômetro rodado, e não mais por passagens.
A proposta será avaliada pelo órgão de fiscalização e controle, num prazo de 90 dias . A expectativa é de que a licitação e o novo modelo garantam linhas de ônibus mais modernas, maior cobertura em diferentes regiões da cidade e acompanhamento em tempo real da linha, com atualização em caso de alguma intercorrência.