Porto Alegre, quarta, 22 de janeiro de 2025
img

Porto Alegre: Conferência Municipal do Meio Ambiente elegerá 15 delegados para etapa estadual

Detalhes Notícia

Sob o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, a 7ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre ocorre nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24. Serão escolhidos, por meio de votação, até 30 delegados, sendo 15 titulares e 15 suplentes. Os interessados, previamente inscritos, estarão elencados em lista disponível durante o evento e podem ser conhecidos clicando-se aqui.

A lista é segmentada com as seguintes categorias: poder público, setor privado, sociedade civil/comunidades e povos tradicionais. Destes, até oito titulares e oito suplentes serão eleitos em nome da sociedade civil, sendo obrigatoriamente dois titulares e dois suplentes para as cadeiras dos representantes povos/comunidades tradicionais e povos indígenas; até quatro titulares e quatro suplentes para a categoria do setor privado e, por fim, até três titulares e três suplentes para a categoria poder público.

Delegados eleitos nos municípios levarão para debates dez propostas que serão sistematizadas para o debate das delegações dos estados. As delegações estaduais priorizarão 20 propostas. O resultado dos debates será levado para a rodada nacional, em Brasília. O voto não é obrigatório a todos os participantes, porém, só podem votar as pessoas previamente inscritas e cadastradas no dia do evento.

A Conferência Municipal se propõe a formular diretrizes que servirão de suporte na elaboração de políticas públicas para o meio ambiente. Estarão em discussão propostas que serão encaminhadas posteriormente à Conferência Estadual do Meio Ambiente. A temática está dividida em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.

Com participação aberta a todos os interessados, porém limitada a capacidade da sala, as inscrições foram encerradas na última quinta-feira, 16.  O novo local do evento será a sede da Unisinos, campus Porto Alegre (avenida Nilo Peçanha, 1600), com acesso pela entrada principal, para melhor acomodação dos 160 inscritos. As atividades ocorrerão no 8º andar, da Torre Educacional.

Programação – Na quinta-feira, 23 , o evento tem início às 18h, com a abertura oficial, seguida de palestras. As apresentações abordarão os eixos temáticos da Conferência e contarão com a participação da diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, da promotora de justiça do Ministério Público do RS, doutora Annelise Steiglader, do professor adjunto da PUCRS, Gustavo Inácio de Moraes, e do professor colaborador no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, doutor Carlos Eduardo Morelli Tucci.

Na sexta-feira, 24, os trabalhos têm início às 8h30, com as dinâmicas em cinco grupos, divididos por eixos. Cada grupo deverá elaborar até cinco propostas relacionadas ao seu tema. No turno da tarde, serão escolhidas duas propostas por eixo, em plenária para todos os participantes, totalizando as dez mais votadas, que serão encaminhadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente. Após o intervalo da tarde, ocorre ainda a votação para eleição dos delegados, que representarão o município na Conferência Estadual, agendada para maio de 2025.