Porto Alegre, quarta, 22 de janeiro de 2025
img

Porto Alegre: Dmae retira 161 mil metros cúbicos de resíduos depositados em arroios

Detalhes Notícia

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) retirou mais de 161 mil metros cúbicos de resíduos depositados nos arroios em 2024. O balanço, divulgado nesta terça-feira, 21, leva em consideração todas as frentes de dragagem do órgão. O volume supera em mais de 110% a meta estabelecida pelo Plano Plurianual (PPA) da prefeitura para o ano passado. O investimento foi de R$ 15 milhões.

“Após a cheia história do Guaíba, que demandou esforços extraordinários das equipes no restabelecimento dos serviços, várias frentes entraram na programação permanente em diversas regiões de Porto Alegre”, explica a diretora de Operações do Dmae, Isabel Costa.

Na área central, o foco foi a foz do Arroio Dilúvio, onde foram removidos 53.556 metros cúbicos de resíduos. O trabalho evitou o transbordamento do curso d’água durante a cheia de maio. Já na Zona Sul, onde foram dragados 29.803 metros cúbicos, o Dmae atuou no desassoreamento dos arroios Cavalhada, Manecão, Capivara, Guabiroba, Aracaju/Cedro e Rincão.

Na Zona Norte, o departamento intensificou os trabalhos no canal da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 10. O serviço foi executado, também, nos canais do pôlder 9, Severo Dullius, Vila Dique, Habitasul e Ceasa, assim como os arroios Santo Agostinho, Passo da Mangueira e Passo das Pedras. Ao todo, 78.473 metros cúbicos de resíduos foram removidos.

Programação – No primeiro semestre de 2025, o Dmae prioriza ações nos arroios Areia (Zona Norte) e do Salso (Zona Sul). O objetivo é cumprir a meta, que é de 74 mil metros cúbicos de resíduos dragados dos cursos d’água. Há frentes trabalho previstas, ainda, para os arroios Capivara, Granja Regina e Cavalhada.