Projeto de educação musical que chega ao seu 22º ano de atuação em 2025, a Oficina de Choro está com vagas abertas para novos alunos que tenham interesse em participar de aulas gratuitas de composição coletiva e de prática de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, trompete e clarinete, além do canto. Os interessados podem se matricular sem custo até o dia 7 de março pelo site www.oficinadechoro.com.br.
Pessoas com ou sem experiência podem se inscrever na turma de Composição Coletiva, que ocorrerá sempre nas quartas-feiras, das 14h às 16h, com a opção de acompanhamento presencial, no Instituto Ling, em Porto Alegre, ou online. Na aula, são apresentadas diversas formas e estruturas de composição de choros, mostrando os ritmos componentes do gênero, suas cadências harmônicas, estruturas melódicas e formas. Depois, são desenvolvidas técnicas de composição, e os alunos são incentivados a criar melodias coletivamente.
Há vagas também na turma de Prática de Conjunto, que terá encontros presenciais no centro cultural sempre aos sábados, das 14h às 17h, e que requer que os participantes saibam fazer a leitura de cifras e tenham o instrumento musical com o qual desejam atuar. Nas aulas, os integrantes são combinados em pequenos grupos para tocar e praticar o repertório de choro.
O projeto é coordenado desde 2014 pelo violonista e compositor Mathias Pinto, que, neste ano, ainda trará para a classe sua nova composição, a Suíte Pelotas, peça em oito movimentos, para Regional e Orquestra, que estreou no começo deste ano, com apresentação no 13° Festival Internacional Sesc de Música. As aulas iniciam no dia 8 de março e se estendem até o dia 14 de dezembro. As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical.
Mais sobre a Oficina de Choro
A Oficina de Choro nasceu com o objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores. O projeto vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos maiores voltados ao ensino de choro no Brasil, já tendo formado mais de mil alunos.
A iniciativa conta com curadoria e produção da Branco Produções desde o seu surgimento. Nos seus primeiros dez anos, foi coordenada pelo bandolinista e arranjador Luiz Machado. Desde 2019, a oficina tem o apoio do Instituto Ling, entidade que viabilizou a continuidade do projeto, acolhendo centenas de alunos que receberam formação musical em diferentes aulas abertas ao público. O projeto tem patrocínio da Crown Embalagens e realização do Instituto Ling, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
SERVIÇO
Oficina de Choro | Matrículas abertas para 2025
Voltada a públicos de todas as idades, o curso é oferecido gratuitamente, com aulas presenciais no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) e online
INSCRIÇÕES
As inscrições não têm custo e podem ser feitas até o dia 7 de março pelo site www.oficinadechoro.com.br
As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical. Para participar das aulas, é necessário ter um instrumento pertinente para a prática
As aulas iniciam no dia 8 de março e se estendem até o dia 14 de dezembro
TURMAS
Composição Coletiva
Aulas semanais, nas quartas-feiras, das 14h às 16h
Pré-requisito: Interesse em compor
Formato: presencialmente, no Instituto Ling, e também online
Prática de Conjunto
Aulas semanais, aos sábados, das 14h às 17h
Pré-requisito: Leitura de cifras e ter o instrumento para a prática
Formato: somente presencialmente, no Instituto Ling
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.
www.youtube.com/c/
Fone: 51 3533-5700