A Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), implementou novas funcionalidades para o Sistema de Informações Educacionais (SIE). A novidade já é utilizada pela rede municipal de ensino desde segunda-feira, 17, quando começou o ano letivo.
As atualizações incluem ferramentas que permitem aos professores o planejamento trimestral das aulas, consultar a lista de alunos e fazer o registro de frequência, além do diário de classe, que possibilita registrar as habilidades desenvolvidas em cada aula.
O registro do planejamento trimestral vinculado aos diários de classe é inédito na rede municipal. “A partir desses registros, a gestão escolar e a Smed terão ferramentas para acompanhar, de forma mais rápida e segura, o trabalho realizado nas escolas”, destacou Renata Bäuerle, supervisora técnica da Procempa responsável pelo sistema.
As atualizações foram apresentadas pela Procempa às direções e supervisões das escolas dias 27 de janeiro e 12 de fevereiro, durante atividades formativas promovidas pela Smed aos gestores escolares.
“A qualificação do SIE faz parte das medidas previstas no nosso programa Porto da Educação, que traça ações para elevar a educação da Capital. Com toda a certeza, a manutenção de um sistema moderno de informações facilita o trabalho desenvolvido nas escolas e colabora para o planejamento de atuação da rede municipal”, afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
Sobre o SIE – Desenvolvido pela Procempa, o sistema, em operação há mais de 20 anos, é composto por nove módulos que abrangem diversas áreas, como administração escolar, censo educacional e nutrição. A plataforma também inclui o formulário de inscrições para a Educação Infantil, implementado em 2020, e é a principal ferramenta para que a Smed atenda às exigências do Censo Escolar, pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas para coleta de informações da educação básica em todo o Brasil.