Porto Alegre, sábado, 22 de fevereiro de 2025
img

Porto Alegre:Restaurantes Populares entregam 910 mil refeições gratuitas em quatro anos

Detalhes Notícia
São seis unidades em bairros da Capital à disposição de pessoas em situação de vulnerabilidade Giulian Serafim / PMPA

 

 

Os seis Restaurantes Populares de Porto Alegre já forneceram cerca de 910 mil refeições gratuitas desde 2021. Apenas no ano passado, foram 274.125 almoços entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Capital – aumento de 21% sobre 2023.

Com uma média de 5 mil refeições servidas por semana, os restaurantes populares são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) e representam uma ferramenta importante na promoção da segurança alimentar por meio do projeto Prato Alegre.

“Os restaurantes estão localizados em pontos diferentes e estratégicos de Porto Alegre, permitindo acesso facilitado a quem mais precisa deste serviço. Nossa intenção também é conhecer essas pessoas e suas necessidades delas, para traçarmos novos projetos de inclusão social”, afirma o secretário da SMIDH, Juliano Passini.

Restaurantes Populares – São seis unidades espalhadas pela Capital, com cardápio montado por nutricionistas de acordo com as necessidades dos frequentadores – veja aqui mais informações. Para acessá-los, basta estar inscrito no Cadastro Único, que pode ser solicitado no próprio local.

Carla Schmidt, coordenadora da Segurança Alimentar da SMIDH, lembra que “os restaurantes populares são uma importante ferramenta no enfrentamento à insegurança alimentar, proporcionando 1,2 mil refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Alimenta Cidades – O serviço será um dos cases apresentados na Oficina Estratégia Alimenta Cidades, que a Prefeitura de Porto Alegre realiza nesta segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de fevereiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Saiba mais sobre o evento.

Restaurantes populares – disponíveis a partir das 11h:

– Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda a domingo);
– Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta);
– Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta);
– Restinga: estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta);
– Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 (segunda a sexta);
– Ilhas: rua Oscar Schmitt, 67, Ilha da Pintada (segunda a sexta).

Serviço: refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Quem não tiver cadastro prévio pode fazer diretamente nos locais, na hora.