Com foco em soluções para prevenção e gestão de desastres naturais, a comitiva gaúcha liderada pelo governador Eduardo Leite iniciou nesta sexta-feira (21/2) uma série de reuniões técnicas na RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental dos Países Baixos que é referência mundial em infraestrutura e gestão hídrica. O encontro, que contou com especialistas dos dois países, marca o início de uma semana intensa de trabalho.
Durante a manhã, a programação incluiu apresentações detalhadas sobre os programas de gestão de água. A agência compartilhou experiências internacionais e lições aprendidas em diferentes contextos, além dos extensivos programas de água do país, que protegem um território onde mais de 26% da área está abaixo do nível do mar.
“As pessoas estão sentindo as mudanças climáticas a partir da água, seja pelas enchentes, seja pela falta dela. Até mesmo nos Países Baixos, um local que tradicionalmente é úmido e chuvoso, estamos vivenciando problemas com secas. Por isso, precisamos trabalhar intensamente na proteção dos ecossistemas que envolvem as águas, de modo a assegurar que consigamos passar por períodos de alagamento e que possamos também armazenar água”, detalhou a representante do Water Envoy, Meike van Ginneken.
Também foi apresentado o Manual Internacional de Medidas Emergenciais para Defesa contra Enchentes, documento que compila práticas testadas e aprovadas em diferentes cenários de desastres naturais.
“Estamos aqui para aprender com quem transformou sua vulnerabilidade em expertise. Os Países Baixos protegem sua população de enchentes e também exportam esse conhecimento para o mundo todo. O Rio Grande do Sul é um Estado que enfrenta os dois extremos da questão hídrica: o excesso de chuvas e a escassez. É importante que possamos estudar maneiras de qualificar a gestão que fazemos dos nossos rios e lagos de forma que consigamos lidar com esses extremos”, destacou Leite.
O encontro reuniu autoridades dos dois países, incluindo o Embaixador do Brasil nos Países Baixos, Fernando Magalhães, a diretora do RVO, Annette Wijering, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e os secretários estaduais da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Luciano Boeira, também integra a comitiva.
À tarde (horário local), a programação continua com uma mesa redonda sobre gestão hídrica e outros temas relacionados à prevenção contra enchentes. O encontro desta sexta-feira é o primeiro de uma série de compromissos da comitiva nos Países Baixos.
O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos (em holandês: Koninkrijk der Nederlanden). Embora o nome Holanda seja comumente utilizado, ele se refere historicamente apenas a duas das doze províncias do país (Holanda do Norte e Holanda do Sul). Desde 2020, o governo do país padronizou sua comunicação internacional para uso exclusivo do termo Países Baixos (Netherlands, em inglês), visando uma representação mais precisa de todo o território nacional. O governo do Rio Grande do Sul adota a nomenclatura oficial em sua comunicação institucional.