Foi assinada nesta sexta-feira, 21, a autorização para início das obras dos empreendimentos habitacionais Sotero dos Reis e Mutualidade, ambos do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O primeiro terá 96 moradias, enquanto o segundo abrigará 176, somando 272 unidades. O início das obras está previsto para o segundo trimestre deste ano. A assinatura foi feita pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, e pelo secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.
Em 2023, nove áreas da capital foram selecionadas para a construção de habitações de interesse social, somando mais de mil novas moradias. No ano seguinte, a prefeitura assinou contratos com a Caixa e o Governo Federal para erguer 1.112 unidades habitacionais.
“Vamos começar a materializar o sonho de milhares de famílias que buscam por uma moradia digna no município. Estamos empolgados em poder atender pessoas que aguardam há anos por atendimento habitacional,” ressalta Machado.
Seleção de famílias – As famílias cadastradas no Demhab serão selecionadas após avaliações de servidores do órgão. Terão prioridade, seguindo os requisitos do programa: famílias que tenham a mulher como responsável pela unidade familiar; pessoas com deficiência, incluindo Transtorno do Espectro Autista; idosos; crianças ou adolescentes, preferencialmente até 14 anos; pessoas em situação de risco e vulnerabilidade; em situação de emergência ou calamidade; em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais; em situação de rua; e vítima de violência.
Próximos residenciais – Posteriormente, serão encaminhadas as obras dos residenciais restantes dos contratos assinados via Minha Casa Minha Vida. São eles: São Miguel – Intendente Azevedo, Ildo Meneghetti, Banco da Província, Dona Zaida e Jacuí. Já o empreendimento Bento Gonçalves vai passar por uma reavaliação da Secretaria Nacional de Habitação.