Serão entregues, na sexta-feira, 14 de março, às 9h30min, as novas instalações da Emergência do Hospital Fêmina (HF). A reforma contemplou toda a estrutura física do local, com a substituição do telhado, a colocação de piso vinílico, teto de gesso, pintura, hidráulica, elétrica, climatização central e ampliação da área. Assim, será possível dobrar a quantidade de leitos de medicação e observação, além de disponibilizar uma nova sala de procedimentos cirúrgicos, banheiros e áreas de apoio.
Conforme o gerente de Administração do HF, Cláudio Silva, a obra irá trazer mais qualidade no atendimento, mais acesso e diminuição de filas devido à condição de realização de pequenos procedimentos cirúrgicos, além de uma maior condição de atendimento humanizado, com estruturas mais adequadas. Com um prazo inicial de 120 dias, a reforma foi entregue em 90 dias e custou aproximadamente R$ 1 milhão. Durante a obra, o atendimento da emergência foi realocado para o terceiro andar, onde funciona o ambulatório.
A gerente de Internação do HF, Niva Martinez, ressalta que, com a vinda do serviço de ginecologia do Hospital Nossa Senhora Conceição, a tendência é ampliar o atendimento na emergência. “Haverá ampliação nos serviços, com a sala de procedimentos cirúrgicos”. Ela frisou ainda que “esta é a maior emergência 24 horas de saúde da mulher do Estado. É uma grande satisfação poder fazer parte da ampliação e qualificação do acesso de nossa população à saúde”. A gerente explicou que, com a liberação do bloco cirúrgico, devido à inauguração da sala de procedimentos na emergência, poderá ser ofertado um maior número de cirurgias de médio e grande porte.
Cláudio Silva destacou a importância do empenho de todas as equipes da engenharia, manutenção e demais do Hospital Fêmina, junto à empresa que executou a obra, garantindo a aceleração do prazo de execução.
A emergência conta com ginecologistas/obstetras e, quando necessário, outras especialidades são acionadas. Além disso, terá equipe cirúrgica ginecológica para atendimento em uma nova sala de procedimentos. A nova sala de procedimentos contará com cautério para cirurgias de alta frequência e torre de vídeo para histeroscopias ambulatoriais.