img

Porto Alegre: Neste sábado tem Caminhos da Matriz no entorno da praça

Detalhes Notícia
Roteiro de março inclui os prédios do Memorial do Ministério Público RS e do Palácio Piratini. Foto: Nilton Santolin

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), vai receber a próxima edição do projeto Caminhos da Matriz, tradicional passeio por prédios históricos no entorno da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Será neste sábado (29/3), às 14h. Além da BPE, farão parte do roteiro de visitas o Memorial do Ministério Público do RS (MP/RS) e o Palácio Piratini.

Contando com a condução de um guia, a iniciativa visa apresentar a história, a arquitetura e curiosidades de instituições que integram o patrimônio cultural do povo gaúcho. O ponto de encontro será o Monumento a Julio de Castilhos. A participação é gratuita, e não há necessidade de agendamento.

Criado em 2009, o Caminhos da Matriz é um programa de visitas mediadas gratuitas promovido por uma série de instituições situadas no entorno da Praça da Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz. O projeto contempla visitações aos prédios dessas instituições, passando por locais como os Memoriais do Ministério Público, do Judiciário e do Legislativo, o Palácio Piratini, o Solar dos Câmara (da Assembleia Legislativa), a Cúria Metropolitana, a Catedral Metropolitana e o Arquivo Público do RS, bem como a BPE, o Museu Histórico Julio de Castilhos e o Theatro São Pedro (instituições da Sedac).

Com passeio no último sábado de cada mês, a atividade se desenvolve em torno da praça que abriga um relevante centro político, cultural e social da cidade e do Estado. No local se instalou, originalmente, o poder regional, a Igreja Matriz e casarões residenciais da elite econômica.

SERVIÇO:

 

 

Caminhos da Matriz – Roteiro: Memorial do Ministério Público RS, Palácio Piratini e Biblioteca Pública do Estado

Onde: Saída em frente ao monumento à Júlio de Castilhos (Praça Marechal Deodoro, Centro de Porto Alegre)

Quando: 29 de março (sábado), às 14h

A participação é gratuita e não necessita de agendamento prévio

Informações: caminhosdamatriz@gmail.com