img

O álbum Linha de Frente, de Cigarra, chega às plataformas dia 23 de abril e terá show de lançamento no Columbus Bar

Detalhes Notícia
O álbum Linha de Frente, de Cigarra, chega às plataformas dia 23 de abril e terá show de lançamento no Columbus Bar. Acompanhada de banda e bailarinas, a Cigarra, cantora e compositora, celebra com o público esse momento especial em sua carreira

 

 

 

Linha de Frente, o primeiro show autoral da Cigarra, virou álbum e terá lançamento dia 23 de abril nas plataformas digitais. O show de lançamento, neste mesmo dia, será no Columbus Bar. Lá a cantora-compositora, percussionista, arte-educadora e tamboreira apresentará as músicas que compõem o álbum ao lado dos músicos que participaram das gravações e arranjos: Duda Cunha, Isaías Luz, Thais Lemos e Jp Siliprandi.

Com cantigas impregnadas de ritmos afro-brasileiros como congo, ijexá, samba, jongo, coco, maracatu e capoeira angola, o show tem a presença marcante do berimbau tocado pela cantora. As músicas foram gravadas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, ganham vida no lançamento do álbum num show que celebra essa união em torno da cultura popular. A direção musical é de Dessa Ferreira e a produção musical de Ìdòwú Akínrúlí. A captação de som é de Wagner Lagemann, do estúdio Pedra Redonda.

Em Linha de Frente existe uma referência contínua ao sagrado de matriz africano, aos orixás e às linhas da Umbanda, que são reverenciados em todas músicas. Além disso, o álbum e os shows apontam questões essenciais da sociedade como intolerância religiosa, machismo e racismo estrutural. Algumas músicas serão acompanhadas de intervenções de bailarinas do Afoxé às Yabás, dançando para orixás femininas.

De nacionalidade franco-malgaxe (Madagascar), a Cigarra reside em Porto Alegre desde 2012. Atua desde então na cena cultural da cidade em bandas como o Grupo MÚ e a Ici Ça Vá  e está constantemente envolvida em diversas manifestações da cultura popular afro-brasileira como a capoeira, o afoxé e a dança afro-gaúcha. Há doze anos está imersa na arte da capoeira angola. Chamada de capoeira mãe, ela foi o portal para sua busca nas manifestações culturais de origens africanas e afro-indígenas. Hoje o berimbau e o tambor são partes e pilares de seu fazer cotidiano e tem um largo espaço em sua música.

Equipe do disco Linha de Frente

Direção musical: Dessa Ferreira

Produção musical: Ìdòwú Akínrúlí

Captação de som e masterização: Wagner Lagemann

Mixagem: André Brasil

Banda base:

Composição e voz: Cigarra

Guitarra, violão, cavaco: Isaías Luz

Baixo elétrico: Thais Lemos

Bateria: Duda Cunha

Saxofones alto e soprano: Jp Siliprandi

Saxofone tenor: Ìdòwú Akínrúlí

Percussões: Dessa Ferreira, Ìdòwú Akinruli, Cigarra e Duda Cunha

Coro de voz: Dessa Ferreira, Cigarra, Taiane Bittencourt, Isaías Luz e Duda Cunha.

Participações especiais:

Voz: Marietti Filaho

Violão: Dionísio Souza

Percussões: Maicon Ouriques

Teclados: Mel Souza e Rodrigo Apolinário

Equipe show e lançamento do disco

Banda:

Composição e voz: Cigarra

Guitarra, violão, cavaco: Isaías Luz

Baixo elétrico: Thais Lemos

Bateria: Duda Cunha

LINHA DE FRENTE – lançamento do álbum de Cigarra

Lançamento do disco + show dia 23 de abril, 20h

Columbus Bar – Av. Cristóvão Colombo, 582. Floresta

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-album-linha-de-frente-de-cigarra-e-banda/2893099

Siga a Cigarra no Instagram:

https://www.instagram.com/cigarra.canta/

Vídeos:

https://www.youtube.com/@cigarracanta

Show virada sustentável 2023: