O diretor de Relações Institucionais e Captação de Recursos da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Guimarães, recebeu do prefeito Sebastião Melo uma missão de fundamental importância para a qualificação dos serviços de Saúde na capital dos gaúchos. Ele é a ponte entre o município e as futuras fontes de recursos que irão custear a obra de ampliação do Hospital de Pronto-Socorro (HPS).
Entidades empresariais como a Fiergs, e instituições vinculadas à área médica, como o Cremers, já foram contatadas. “O trabalho recém se iniciou, temos tido bastante receptividade”, afirmou Guimarães que, nesta sexta-feira, 11 de abril, junto com a diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, esteve reunido com o senador gaúcho Hamilton Mourão (foto).
As emendas parlamentares, individuais e de bancada, oriundas da Câmara Federal e do Senado, serão uma das fontes de recursos para as obras. “O montante advindo das emendas será destinado pelo Fundo Nacional da Saúde, em repasses ao Fundo Municipal de Saúde. Essas verbas não irão passar pela Fundação Pró-HPS”, explicou Guimarães. Já os recursos privados, que serão buscados por meio de campanhas institucionais, irão para uma conta no Banrisul, a ser aberta especificamente para a ampliação do HPS. “Essa conta será fiscalizada por órgãos de controle, com total transparência”, destacou o diretor de Relações Institucionais e Captação de Recursos.
Paulo Guimarães não será o gestor dos recursos. A missão que recebeu é institucional, diplomática. “Tenho conversado com entidades e parlamentares, mas precisamos alinhar as agendas e isso não acontece de um dia para o outro. Recém fui incumbido dessa missão”.
O projeto de expansão do HPS, que neste mês de abril completa 81 anos, prevê novo prédio e mais 110 leitos. O investimento estimado é de R$ 140 milhões. A nova estrutura terá oito andares, construída num terreno de 11 mil metros quadrados de área ampliada. A instituição, que realiza uma média de 120 mil atendimentos anuais, destaca-se como referência em diversas áreas, como as UTIs de queimados e pediátrica.
Nos últimos anos, a prefeitura fez diversos investimentos no HPS, incluindo a reforma e modernização da UTI pediátrica e a nova enfermaria de trauma pediátrico, bem como a implantação de sete leitos de enfermaria para trauma, oito leitos intensivos, climatização e salas de recreação. Mais de R$ 18 milhões foram destinados à melhoria da infraestrutura e compra de equipamentos hospitalares. Em 2024, novos servidores foram nomeados.