A importância de unir os municípios para avançar nas ações conjuntas de prevenção e mitigação de eventos extremos foi debatido no encontro do Fórum de Defesa Civil da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). No encontro, nesta quarta-feira (16), em Porto Alegre, o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, foi reeleito por unanimidade.
“Os eventos climáticos se desenvolvem em cadeia, por exemplo, como a enchente que começou nas bacias dos rios Taquari, dos Sinos, Caí e Gravataí, chegando até a nossa cidade. Por isso, podemos aprimorar monitoramentos regionalizados para melhor assertividade nos alertas e prevenir os efeitos”, explica Marcos, que já era o coordenador do Fórum no ano passado, quando geria a Defesa Civil de Cachoeirinha.
O consórcio representa 25 cidades da região. “Isso nos fortalece para que o prefeito de Canoas, Airton Souza, e os dos outros municípios, busquem soluções definitivas junto aos governos estaduais e federais”, salientou o secretário.