A bailarina e professora Camila Vergara volta ao Instituto Ling neste sábado, dia 26 de abril, para conduzir mais uma edição da oficina de dança contemporânea Corpo Expressivo, desta vez para realizar práticas guiadas que exploram movimentos baseados no contato com o solo. Tendo como guia as investigações da conexão do corpo com o chão e com o peso, a artista explorará relações de estabilidade e apoio, provocando gestos que evocam a firmeza e a resistência da terra.
A atividade acontece das 10h às 12h e é voltada para públicos com ou sem experiência em dança, maiores de 18 anos. As inscrições custam R$ 60 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).
Os encontros fazem parte da programação especial realizada por Camila Vergara em parceria com o Instituto Ling neste ano, com aulas inspiradas em elementos da natureza. As práticas propõem uma experiência em dança contemporânea, com estímulos à imaginação e à singularidade de cada participante para promover a consciência e a expressão corporal. Cada encontro desenvolve qualidades específicas de movimento, como fluidez, enraizamento, expansão e leveza.
O projeto ainda contará, no dia 31 de maio, com uma aula que terá como ponto de partida o fogo, com foco na energia, vitalidade e transformação, propondo movimentos vigorosos, dinâmicos e imprevisíveis, como saltos e mudanças rápidas de direção e velocidade. Depois, no dia 16 de agosto, o encontro será inspirado na suspensão do ar, propondo a respiração consciente, o equilíbrio e o fluxo do corpo em deslocamento pelo espaço, com exercícios de leveza.
A última atividade, marcada para 6 de setembro, terá como tema Éter: Conexão e Composição e será direcionada a participantes que tenham comparecido a pelo menos uma oficina neste ano. A aula especial de encerramento contará com um músico ao vivo, que fará parte do momento criando um diálogo entre o som e a prática, investigando a relação do corpo com o espaço e o coletivo a partir das definições de éter – tanto como um composto orgânico volátil, como quanto conceito filosófico, em que é considerado uma substância sutil, indestrutível e passível de movimento.
Sobre a ministrante
Camila Vergara é artista da cena e atua no cruzamento do teatro com a dança contemporânea, desde 2010. Possui Mestrado em Artes Cênicas no PPGAC – UFRGS (2023), com pesquisa em improvisação e criação em dança, e graduação em Teatro – Licenciatura pela UFRGS (2016). É cofundadora do grupo Máscara EnCena, referência nacional no uso de máscaras. Entre seus trabalhos mais recentes em dança destacam-se Peixes (2024 – concepção e direção; Cartas Honestas a Danças Duras (2023 – direção cênica); Água Redonda e Comprida (2022 – direção de movimento); Piano-Soleil (2022 – Prêmio Açorianos de Dança – Criação Multimídia e Prêmio Experimental, Dance & Music Festival – Performance de Dança). Como professora de dança, destaca-se o trabalho continuado na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e no Grupo Experimental de Dança (2023 e 2024), além de ser idealizadora e professora do projeto de ensino Suculentas, desde 2020.
SERVIÇO
Oficina Corpo Expressivo – Dança e Imaginação em Movimento
Com a artista Camila Vergara
Dia 26 de abril – Terra: Enraizamento e Estabilidade
Sábado, das 10h às 12h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos
R$ 60,00
Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: de segunda a sábado, das 10h30 às 20h