img

Porto Alegre: Ebat Ouro Preto opera com 100% da capacidade após substituição de parte de adutora

Detalhes Notícia

A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto voltou a operar com 100% da capacidade de fornecimento na noite desta terça-feira, 22, após a substituição da parte que havia se rompido em uma adutora. A operação que permitiu a retomada total da unidade mobilizou mais de 40 servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e se estendeu ao longo de todo o dia.

“O trecho da tubulação que foi substituído tem um metro de espessura e pesa quase duas toneladas. Por isso, a operação foi de grande complexidade, envolvendo um grande número de trabalhadores e maquinário pesado. Com a adutora em funcionamento, foi possível aumentar a oferta de água, eliminando a necessidade de rodízio de abastecimento”, afirma o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

A Ebat Ouro Preto abastece, direta ou indiretamente, cerca de 219 mil pessoas na Zona Norte. Toda a área atendida pela estação tem o abastecimento em fase de normalização. Ou seja: o fornecimento está sendo retomado, de forma gradual, levando mais tempo nas partes distantes e/ou altas do sistema. Este processo deverá continuar ao longo desta quarta-feira, 23.

Histórico – Uma das adutoras instaladas na estação apresentou um ponto de rompimento no domingo, 20. Após múltiplas tentativas, as equipes constataram que as técnicas convencionais de reparo não seriam eficazes neste caso. Por isso, na segunda-feira, 21, a tubulação em falha foi isolada, permitindo que a estação operasse com 75% da capacidade. O déficit foi sanado com a operação desta terça.

Bairros e locais afetados pelo conserto emergencial – Alto Petrópolis, Boa Vista, Chácara da Fumaça, Cristo Redentor, Jardim Dona Leopoldina, Jardim Ipu, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Morro Santana, Passo da Areia, Protásio Alves, Rubem Berta, São Sebastião, Sarandi (parte), Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Safira.

Retorno da água – Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.