img

Maio Amarelo em NH: Prefeitura inicia ações para o mês de conscientização à segurança no trânsito

Detalhes Notícia
Movimento internacional busca ampliar debates com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes nas estradas. Reunião serviu para debater campanha de conscientização sobre os cuidados no trânsito Crédito: Weslei Fillmann/PMNH

Iniciada em 2011 pela Organização das Nações Unidas e aderida pelo Brasil em 2014, por meio Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha Maio Amarelo busca conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes nas estradas.

Neste sentido, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), por meio da diretoria de Mobilidade Urbana, se reuniu com o inspetor da Guarda Municipal (GM), Diego Avelino, o representante do Centro de Formação de Condutores (CFC), Lauro Riva, e demais componentes para debater propostas que serão implantadas durante o período da campanha.

“O Maio Amarelo é importante para ressaltarmos a importância das regras de trânsito. Elas não existem apenas para punir os motoristas com multas, mas proteger o nosso bem mais valioso, que é a vida”, comenta o diretor de Mobilidade Urbana, Sandro Salazar. Entre as ações debatidas estão a colocação de publicidade nos ônibus da linha municipal, exposição de veículos danificados em acidentes, com faixas de conscientização, além de atividades educativas por agentes da GM em locais críticos para infrações.

Novo Hamburgo possui uma frota estimada de 176 mil veículos e 235 mil habitantes, o que ressalta a importância de ampliar os debates sobre mobilidade urbana. Também participaram do encontro os gestores comerciais da Auto Forte, Marcelo Porto Lopes e Rose Braga, o supervisor de Trânsito, Pedro Couto, a gerente de análise e planejamento, Camila Andrade, o engenheiro de Tráfego, Tiago Kirsch, e as estagiárias Priscila Rivero e Larissa Santos.