img

Canoas: Prefeitura apresenta ações dos primeiros cem dias de gestão

Detalhes Notícia
Recuperação da cidade após enchente de 2024 e atenção à área da saúde estão entre as prioridades do governo municipal

Para um lotado Auditório Sady Schivitz, no Paço Municipal, no Centro, o prefeito de Canoas Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato concederam entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (24), em que apresentou as realizações dos cem dias de sua gestão. O evento contou com a presença de profissionais dos principais veículos de comunicação da cidade e da região metropolitana.

Uma apresentação no telão sintetizou os primeiros serviços iniciados ou executados nos meses iniciais do governo. As obras nos quatro diques e o Muro da Cassol, além de entregas de moradias, evidenciaram a principal preocupação da Administração, a reconstrução do município após a enchente de 2024. “O que aconteceu em maio passado afetou a cidade em várias áreas, seja na habitação, como na erosão que provocou rede viária e atingiu também todas as nossas escolas”, salientou o prefeito, que informou ir a Brasília na próxima semana assinar junto ao Ministério das Cidades a construção de mais 1,5 mil moradias em Canoas, que se juntarão às mais 6 mil, autorizadas ou em tratativas de autorização.

Fora o evento climático, o principal desafio elencado por Airton Souza foi a saúde e suas demandas. “É um problema gravíssimo e que precisamos encontrar soluções. Estamos dialogando com o Governo do Estado para, por exemplo, tirar o HPS dentro da estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças e levar para o Hospital Universitário enquanto o prédio não ficar pronto”, relatou, destacando que a mudança desafogaria os atendimentos.

O prefeito citou ações de todas as secretarias municipais e subprefeituras, consideradas importantes e do mesmo patamar como uma engrenagem necessária para o crescimento do terceiro maior município gaúcho. “Não falta entusiasmo, não falta vontade de fazer as coisas acontecerem. Foi um período de entrosamento para todos nós nos conhecermos. Agora, daqui para frente, gente, o bicho vai pegar”, conclamou Airton, que respondeu às perguntas da imprensa em seguida.

Rodrigo Busato, mesmo com as dificuldades que qualquer cidade gaúcha vem passando, projeta momentos promissores adiante. “Depois de uma calamidade, depois de os problemas já citados aqui, com todas essas entregas, estou muito otimista e, sim, daremos a volta por cima e seremos muito felizes”, enfatizou o vice-prefeito de Canoas.

Durante o evento, a Administração Municipal lançou a Consulta Pública de Prioridades, em que a população poderá apontar os investimentos considerados prioritários. Basta apontar a câmera do celular e acessar o QR Code disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas ou então clicar aqui neste link e votar.