A cerimônia de formatura da primeira turma de jovens aprendizes do programa “Aprendizagem É NÓIS” foi realizada nesta quinta-feira (24), no Centro da Juventude Cruzeiro, no bairro Medianeira, em Porto Alegre. O projeto é uma parceria da Fundacred com o Instituto Social 10, através da Central Única das Favelas (CUFA RS).
Os seis estudantes do Ensino Médio, com idades entre 18 e 21 anos, participaram do programa por um ano na Fundacred, tendo a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho. Na Fundação, os jovens receberam capacitação em diversas áreas, como administração, direito, marketing e desenvolvimento humano e organizacional.
Dessa maneira, passaram a compreender o funcionamento dos setores, inseridos em um ambiente que proporcionou a qualificação em habilidades certificadas pela tecnologia CertifikEDU. Esta é a primeira plataforma a receber aporte da Fundacred Ventures – iniciativa da fundação de crédito educativo para investir em pesquisa e inovação no setor.
Os aprendizes receberam ao menos quatro certificações de formação por meio da tecnologia blockchain, que permite que os documentos sejam disponibilizados de forma mais ágil e acessível em qualquer parte do mundo, com a credibilidade verificável diretamente no próprio certificado.
De acordo com o presidente da Fundacred, Nivio Lewis Delgado, o objetivo é que a iniciativa seja um instrumento de transformação na vida desses jovens e um modelo de referência para outras organizações, estimulando-as a se engajarem neste programa de aprendizagem. Durante a cerimônia, Nivio também deu alguns conselhos aos formandos:
“Trabalho bom é o que te faz crescer, não o que impressiona. Valorize o que crescimento que você está vivendo hoje. Você é maior do que qualquer crachá e pode honrar o crachá com sua verdade. Em todas as funções, você pode deixar sua marca. O que importa não é onde você começa, mas como caminha”.
Dos seis jovens que se formaram nesta quinta-feira, três permanecerão atuando na Fundacred. Agatha Milena Couto da Silva, de 21 anos, e Sueli Cristini Cunha de Almeida, de 18, foram contratadas como estagiárias pelo prazo de um ano. Já Thais Ferreira Alves, de 19, teve o contrato de jovem aprendiz renovado.
A Fundacred é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, atua no setor de crédito educacional com o propósito de transformar vidas promovendo o acesso à educação. A Fundação estabelece parcerias para apoiar a formação e inserção no mercado de trabalho de jovens de comunidades.