img

Privacy Tools debate o futuro da proteção de dados

Detalhes Notícia
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e executivos no Instituto Ling, em Porto Alegre Crédito: Michele Nunes

A Privacy Tools, startup brasileira líder em governança de privacidade no Brasil, realizou ontem (8) a primeira edição do Data Protection Club. O evento exclusivo reuniu, no Instituto Ling, especialistas e executivos do ecossistema de proteção de dados em segmentos estratégicos e sensíveis como saúde, educação, gestão pública e comunicação.

Criado para fomentar conexões estratégicas e aprofundar discussões relevantes, o evento discutiu temas como governança, regulamentação, inovação e os desafios atuais na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A programação contou com keynotes exclusivos e cinco painéis estratégicos, abordando diferentes perspectivas da privacidade no Brasil.

A abertura do evento ficou por conta de Felipe Palhares, sócio das áreas de Proteção de Dados e Cybersecurity, e de Blockchain e Inovação do BMA Advogados e único profissional do mundo a ter todas as certificações da IAPP (Associação Internacional de Profissionais de Privacidade).

A programação contou com palestra de Reges Bronzatti, advogado especialista em Tecnologia, e cinco painéis temáticos abordando tópicos estratégicos como: proteção de dados no ensino, compartilhamento de dados na saúde, gestão de terceiros e fornecedores, privacidade em estratégias de marketing e equilíbrio entre LGPD e Lei de Acesso à Informação na gestão pública.

Entre os painelistas, presenças de peso como Leticia Batistela presidente da Procempa; Newton Moraes, DPO da Prefeitura de Porto Alegre, Denise Raupp, superintendente de governança e compliance do Badesul Desenvolvimento; Fernanda Nones, DPO da RD Station; Carlo Farias DPO do Grupo Zaffari; e Wilen Manteli, gerente de Auditoria, Riscos e Compliance no Grupo RBS.

“O Data Protection Club nasce com a proposta de ser um espaço de troca qualificada, onde diferentes setores possam se encontrar para debater os rumos da privacidade no Brasil. A primeira edição superou nossas expectativas”, destaca Aline Deparis, CEO e founder da Privacy Tools. “Em um mundo no qual dados viraram commodities, a privacidade deixou de ser um tema técnico e passou a ser uma demanda social e competitiva. As organizações que tratam dados com responsabilidade ganham confiança e se destacam”, avalia.

O evento representa o início de uma série de encontros voltados para o fortalecimento de uma cultura de proteção de dados no país, promovendo a atualização contínua e o networking entre profissionais do setor. O circuito passará também por São Paulo e Belo Horizonte ainda em 2025