Equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificam a avaliação dos pacientes para identificar alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca. A iniciativa faz parte da campanha Maio Vermelho, de prevenção e alerta para a importância do diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a detecção, maior a chance de cura. Dados do Ministério da Saúde apontam que 80% dos diagnósticos são feitos no estágio avançado da doença.
O tabagismo, o uso de bebidas alcoólicas e a exposição solar sem proteção são considerados fatores de risco. “As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença”, enfatiza a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Taís Carvalho. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.
Também é possível acessar um dos 16 locais com atendimento estendido, das 18h às 22h: CF Álvaro Difini, US Assis Brasil, CF Belém Novo, CF Campo da Tuca, CF IAPI, CF José Mauro Ceratti Lopes, CF Moab Caldas, CF Modelo, CF Morro Santana, CF Navegantes, CF Primeiro de Maio, CF Santa Marta, US Chácara da Fumaça, US Ramos, US São Carlos e CF Tristeza.
Porto Alegre possui 205 equipes de saúde bucal, distribuídas em 108 unidades de saúde. Nas unidades que não possuem equipe específica, há um local de referência para atendimento. Além disso, a cidade conta com seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Até o fim do ano, deverá ser implementado mais um CEO, desta vez na UniRitter. O encaminhamento é feito pela unidade de saúde de referência do paciente.
O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e outras partes da boca, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca. A campanha é motivada pelo 31 de maio, Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco, principal fator de risco para a doença.