img

Porto Alegre: Prefeito faz nova rodada de diálogo no Senado sobre comitê gestor da reforma tributária

Detalhes Notícia
FNP defende que comitê gestor tenha 13 unidades federativas de representantes indicados pela entidade Cesar Lopes/ PMPA

No segundo dia de agendas em Brasília, o prefeito Sebastião Melo se reuniu com parlamentares no Senado Federal nesta terça-feira, 13, para tratar da composição do Comitê Gestor da Reforma Tributária. Melo está na capital federal como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para reforçar a articulação política antes do início das audiências públicas que irão discutir a formação da mesa que irá gerir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), marcado para terça-feira, 20.

O prefeito dialogou com os senadores Flávio Bolsonaro, Esperidião Amin e Marcelo Castro, além do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.

“A Reforma Tributária é fundamental para os municípios e precisa ter um equilíbrio com representatividade para todos neste comitê. Os recursos no caixa das nossas cidades significam subsidiar a passagem do trabalhador, tapar o buraco da rua, cuidar da fila da saúde, acolher os moradores em situação de rua e realizar melhorias de infraestrutura” – Prefeito Sebastião Melo.

A audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado irá discutir o projeto de lei complementar 108/2024, que define as regras do Comitê Gestor da Reforma Tributária. A posição de consenso da FNP é de que, das 27 unidades federativas que irão formar a mesa, 13 sejam de representantes indicados pela FNP e 14 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Na segunda-feira passada, Melo se encontrou com os senadores Paulo Paim e Hamilton Mourão e esteve nos gabinetes dos senadores Eduardo Braga (relator do projeto) e Luís Carlos Heinze. Nesta quarta-feira, 14, ele tem agenda com o senador Rogério Marinho, entre outros compromissos que ainda serão confirmados.