img

Geleia do RS é a melhor do Brasil

Detalhes Notícia
Anúncio foi feito pela CNA em evento na noite de terça (13), em Brasília (DF)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na terça (13), os vencedores da primeira edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Geleia. O evento aconteceu na sede da CNA, em Brasília, e reuniu os finalistas do concurso e seus familiares, presidentes de federações de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar, parlamentares, representantes de embaixadas e instituições internacionais, representantes do setor produtivo e do governo.

Para o presidente da CNA, João Martins, a premiação reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento, principalmente, dos pequenos produtores rurais. “É preciso dar capacitação para que os pequenos produtores encontrem diferenciais e tenham bons resultados”, afirmou. Ele ressaltou que os produtores possuem potencial para produzir geleias de qualidade internacional. Já o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou que o programa é o primeiro passo de uma jornada de valorização e visibilidade. “A proposta do prêmio é mostrar que seus produtos carregam tradição familiar e ingredientes regionais, além de serem a porta de entrada para novas oportunidades”, explicou.

Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou a atuação conjunta das entidades em todo o país. “O Sebrae e o Senar levam capacitação e apoio técnico até os produtores, aproximando as pessoas e impulsionando o desenvolvimento com valor agregado”, afirmou. Para Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e organizadora do prêmio, foi um geleia de bergamota. A produtora rural Janete Alves Ranhe destacou a importância da conquista. “O produto foi a primeira produção da nossa empresa. Para nós, é uma felicidade imensa poder alcançar essa premiação com uma fruta da nossa região e celebrar nosso trabalho, feito com tanto carinho e cuidado”.

Em segundo lugar, ficou a Fazenda Bacuri, de Bragança (PA), com a geleia de bacuri orgânico. A terceira posição foi para Léia Fardin, Doces Artesanais Caseiros, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), com a geleia de laranja. O quarto lugar foi a Geleias da Bisa, de Porto Alegre (RS), com sabor de pêssego, e o quinta posição ficou com a Geleias Bachmann Artesanal, de Rio do Sul (SC), com a geleia de figo. Já a categoria de geleias mistas teve como vencedora as Geleias Do Rancho, de Formiga (MG), com a combinação de abacaxi com pimenta. A produtora rural Glenda Frade se emocionou ao relembrar suas raízes. “Sou de uma família de mulheres doceiras. Resolvi seguir essa tradição, inovando com as geleias. Esse concurso gera reconhecimento muito grande, principalmente para os pequenos produtores”, disse. A segunda colocada foi, mais uma vez, a Fazenda Bacuri, com a geleia de cupuaçu com pimenta orgânica. Em terceiro lugar ficou a Geleias DaJô, de Estreito (MA), também com a mistura de abacaxi com pimenta.

O quarto lugar foi para a Geleia De La Guardia, de Santo Ângelo (RS), com a geleia de butiá com cachaça, e o quinto para a Clamar Geleias Artesanais, de Jundiaí (SP), com a geleia de caju com pimenta. Além dos finalistas, participaram da cerimônia o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e da Paraíba, Mário Borba (Faepa/PB), o representante da FAO no Brasil, Jorge Mesa e a deputada Daniela Reiner (PL/SC).
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019 e já reconheceu produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos e cafés especiais. As inscrições para a edição dedicada à cerveja artesanal já estão abertas.