Na cidade de “Xiasca Lusdo”, um estranho caso começa a chamar atenção dos habitantes. Da noite para o dia, começam a sumir as letras, as palavras e até os livros, deixando todos estarrecidos com a situação. É com este roteiro lúdico que a peça teatral “O incrível caso do sumiço das letras”, do Grupo Ueba, de Caxias do Sul (RS), será apresentada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, em Venâncio Aires (RS), na segunda-feira (25); e na Escola Básica Municipal (EBM) João Matias, em Araranguá (SC), no dia 04 de dezembro.
A iniciativa faz parte do projeto cultural Pró-biblioteca, da Editora L&PM, viabilizada nos municípios pelo programa “Abre Aspas”, da Alliance One e da China Brasil Tabacos, com o objetivo de promover o hábito da leitura nas regiões de atuação das empresas.
O projeto ainda contempla a doação de 5 mil livros para 24 instituições de ensino, localizadas em municípios onde há produção de tabaco. São exemplares de literatura infantil e infanto-juvenil, nacional e estrangeira, escolhidos seguindo as exigências pedagógicas de ensino, com a curadoria da Editora L&PM.
“Acreditamos no poder transformador da leitura para compreensão do mundo, para conhecer a diversidade e exercitar a empatia, para ampliar a cultura, além de desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã”, destaca a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz.
De acordo com um relatório de 2018 do Banco Mundial sobre educação, o Brasil pode levar 260 anos para atingir o mesmo nível de leitura de alguns países desenvolvidos. Com a defasagem de livros nas escolas públicas, essa crise de aprendizagem ainda é agravada. “Projetos desta natureza são exemplos de políticas para reduzir o déficit de aprendizado e aumentar o número de leitores ativos”, afirma Paulo Lima, diretor da L&PM.
Abre Aspas – Desde sua fundação, a Alliance One e a China Brasil Tabacos desenvolvem uma série de projetos nos estados da Região Sul, com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil. Em 2019, através de parcerias com diversas instituições, o projeto “Abre Aspas” disponibilizou 6,8 mil livros para 42 escolas dos três estados da Região Sul, da educação infantil ao ensino médio. Ao total, são mais de 9 mil jovens beneficiados com o acesso aos exemplares. Também foram realizadas cinco oficinas de contação de histórias, com 209 professores capacitados. Já a expectativa com as peças teatrais é de reunir mais 350 crianças.
Os municípios e as 24 instituições beneficiadas:
Santa Cruz do Sul (RS)
Instituto Crescer Legal
Colégio Estadual Monte Alverne
Emef Dona Leopoldina
Canguçu (RS)
EEEM Alberto Wienke
Emef Cristo Rei
Emef Guido Timm Venzke
EEEM Dr. Carlos Meskó
Segredo (RS)
Escola Germinio Rubert
Venâncio Aires (RS)
EEEF Professora Helena Bohn
EEEM Adelina Isabela Konzen
EEEF Miguel Macedo De Campos
Emef Alfredo Scherer
Araranguá (SC)
EBM Nova Divinéia
EBM Manoel Anastácio
EBM Jardim das Avenidas
EBM João Matias
EBM Almerindo Manoel da Luz
Itapiranga (SC)
Escola Básica Santo Antônio
Bela Vista do Toldo (SC)
Núcleo Escolas Municipal João Pedro Alberti
Núcleo Escolar Municipal Juliana Tomporoski Krull
Rio Azul (PR)
Colégio Estadual Dr. Afonso Alves De Camargo
Escola Estadual Dr. Chafic Cury
Escola Estadual Miguel Dusanoski
Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida