Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Gramado: Revisão do Plano Diretor irá priorizar recursos naturais; por Miron Neto/Gramado passado a limpo

Detalhes Notícia

Os principais pontos que devem ser introduzidos no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Gramado começaram a ser discutidos quinta-feira (19), com a presença de representantes do Executivo, profissionais liberais e membros da CEPA (Consultora de Estudios y Proyectos del Ambiente), empresa contratada e que já apresentou um diagnóstico ao prefeito Fedoca Bertolucci (PDT). Um dos aspectos da revisão do Plano está relacionada à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável (programa de ação no tempo para os próximos 20 anos) e Plano de Mobilidade Urbana (trânsito de veículos, reestruturação viária, transporte público e ciclofaixas, por exemplo).
Para a secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil Carmem Piazzi, a revisão compreenderá todos os dispositivos do Plano Diretor, desatualizados em relação a outras legislações e contrários às diretrizes urbanísticas da cidade. “Esta ação é a primeira de muitas que serão feitas. Trata-se da modificação do nosso Plano Diretor com ênfase na nossa paisagem, no que Gramado estava perdendo, que é a valorização dos seus recursos naturais. Tudo vai ser moldado conforme as necessidades da cidade”, explicou.

 

O presidente do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado José Carlos Silveira considera fundamentais as discussões sobre as alterações do Plano Diretor. “Este é um momento importantíssimo, porque Gramado cresceu demais, e faltava para nós uma visão mais ampla e mais profunda que esta equipe veio trazer. Essa conjunção de interesses e de esforços para que nós tenhamos uma cidade melhor, no momento em que o morador da cidade precisa de um carinho especial, é fundamental”, destaca Silveira.
A comissão de representantes do Município e profissionais liberais designada pelo prefeito Fedoca Bertolucci tem atribuições de desenvolver estudos técnicos que compõem a Agenda Estratégica, Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Ela é formada por Carmen Piazzi, Adriane Casagrande, Luiz Quevedo, Jeferson Zatti, José Carlos Silveira, Victor Ferrari, Ricardo Peccin e Derson Casagrande. As propostas de alteração do Plano Diretor serão submetidas ao Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e passará, também, por audiências públicas.