Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Festival Internacional Sesc de Música movimenta a economia de Pelotas. Evento contribui com os setores de hotelaria, alimentação e comércio

Detalhes Notícia

A 10ª edição do Festival Internacional Sesc de Música acontece de 20 a 31 de janeiro. O evento, que no ano passado atraiu mais de 25 mil pessoas para assistir aos 60 espetáculos, deve agitar mais uma vez a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), o Festival, além de oportunizar o acesso à cultura, movimenta o comércio e os serviços da região em um período que seria de baixa, devido às férias escolares e universitárias.

O último levantamento realizado pela Prefeitura de Pelotas, em 2017, indicou que o setor de alimentação apresentou um crescimento de 45% durante o período, enquanto o hoteleiro registrou um aumento de 40% e o comércio uma elevação de 35% em relação à média usual. A SDETI acredita ainda que os números crescem a cada ano, acompanhando a consolidação do evento. Como as apresentações acontecem em diferentes bairros da cidade, a movimentação é pulverizada, com fluxo de pessoas não apenas na região central.

O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. No Sociocultural, são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.