Porto Alegre, sábado, 30 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Aluno concorre a vaga nas equipes olímpicas de Matemática

Detalhes Notícia
SMED entrega medalhas e menções honrosas para vencedores e participantes da OBMEP.

O aluno Cauã dos Santos Rodrigues, de 13 anos, que conquistou a medalha de bronze na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), irá receber o prêmio em Natal, no Rio Grande do Norte, onde também participará da 23ª Semana Olímpica, a partir deste domingo, 26, até 1º de fevereiro. Cauã havia criado uma “vaquinha” on-line para arrecadar dinheiro para viajar. O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antônio Satte, do bairro Rubem Berta, precisava recolher o total de R$ 1.819 a fim de bancar sua passagem aérea até o local da premiação. Vinte e nove colaboradores depositaram R$ 1.850.

Em Natal, Cauã também vai concorrer a uma vaga nas equipes olímpicas que representarão o Brasil em competições no exterior, além de receber aulas avançadas da matéria. “Ele merece muito viajar, pois é um aluno excelente”, conta a diretora da escola, Zoila Maeski Müller Pereira.
“Ele é um estudante que gosta muito da disciplina, além de ser extremamente dedicado”, confirma o professor de matemática Leandro Martins. “Rodrigues cursa o 7º ano, mas se antecipa e estuda matérias que seriam dadas apenas dois anos mais tarde”, acrescenta Martins.

Antes da medalha de bronze, o estudante havia subido ao lugar mais alto do pódio em outra disputa: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2018. Isso sem falar em outro bronze, obtido na OBMEP de 2018. Foram os seus primeiros passos em direção ao seu objetivo maior – ser um físico no futuro.

Saiba mais – A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), criada em 1979, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inpa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).