Representantes de diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na tarde desta quarta-feira, 29, da reunião do Comando de Operações de Emergência (COE), criado no âmbito estadual para tratar das medidas a serem adotadas para vigilância, prevenção e controle do novo coronavírus (2019-nCoV) na rede de saúde do Rio Grande do Sul.
O COE está alinhado com o Ministério da Saúde no acompanhamento e vigilância do novo vírus, que circula predominantemente na China, país que concentra a maioria dos casos da infecção. No Brasil, o Ministério da Saúde definiu as ações a serem desencadeadas em âmbito nacional, estadual e municipal. O grupo se reunirá diariamente para monitoramento e divulgação de informações relacionadas ao agravo.
Pessoas que apresentem febre e manifestações respiratórios, como tosse e falta de ar, e que viajaram para a China 14 dias antes do início dos sintomas devem buscar atendimento. Na Capital, todas as unidades de saúde, os pronto-atendimentos e hospitais estão aptos a prestar assistência inicial. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para coleta de amostra de secreção respiratória que poderá detectar a presença do vírus no organismo. Pessoas sem histórico de viagem para o país asiático, mesmo com febre e sintomas respiratórios, neste momento não se enquadram nos critérios de suspeição da doença.
Profissionais de saúde que atendam pessoas com quadro compatível à infecção pelo 2019-nCoV devem notificar a suspeita imediatamente, já no momento do atendimento, à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) da SMS.
Até esta quarta-feira, 29, não houve notificação de suspeitas da doença em Porto Alegre.
De acordo com material divulgado pelo Ministério da Saúde, as seguintes medidas são indicadas para reduzir a transmissão de doenças respiratórias:
– Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e higienizar as mãos depois de tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas ou sinais da doença.
O Ministério da Saúde também oferece um canal com informações pela internet, no endereço http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus.