Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Em reunião sobre coronavírus, Guedes irrita deputados e senadores com 'aula de história'

Detalhes Notícia
Parlamentares esperavam que ministro da Economia apresentasse medidas concretas de curto prazo como resposta à crise global. Paulo Guedes, ministro da Economia Foto: Adriano Machado/ Reuters

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aumentou o desgaste com o Congresso ao participar de uma reunião de emergência sobre os efeitos do avanço do novo coronavírus. Deputados e senadores disseram que ele quis dar aula de história, “enquadrar” o Legislativo e eximir o Executivo de responsabilidade, quando se esperava que apresentasse medidas concretas de curto prazo como resposta à crise global.

O encontro foi fechado, mas o Estadão/Broadcast teve acesso a um áudio do encontro que reuniu a cúpula do Congresso e também o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Guedes afirmou que a equipe econômica tem o controle da situação e vai acelerar as reformas, mas que a solução para blindar o País dos efeitos da turbulência global depende dos políticos. “A solução é política, e ela é dos senhores. A coisa técnica, o mapa técnico, nós temos, sabemos como ligar as torneiras, sabemos como despejar o dinheiro, realocar o dinheiro, vamos acelerar as reformas. Agora, tem uma coisa que é inescapável, a solução é política”, disse.

Leia mais em O Estado de S.Paulo