Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Coronavírus deve levar o Brasil à pior década econômica da história

Detalhes Notícia
Contração acima de 2% em 2020 traria queda mais profunda na renda per capita que a dos anos 1980. Desempregado (foto) pede esmolas com galho em Falls Church, Virgínia, nos EUA - Kevin Lamarque/Reuters

O período de dez anos que se encerra em 2020 poderá registrar a maior queda da renda per capita da história republicana do país, superando até mesmo a contração dos anos 1980, que ficaram cunhados como a década perdida brasileira. Uma contração do PIB (Produto Interno Bruto) superior a 2% neste ano —que vários analistas já consideram factível— levaria o rendimento médio da população a recuar mais do que o 0,43% amargado entre 1981 e 1990, segundo cálculos de Fernando Montero, economista-chefe da corretora Tullett Prebon.

As medidas necessárias para conter a expansão da Covid-19 já têm surtido efeito, fortemente recessivo. Isso não é exclusividade do Brasil.

O problema, no caso brasileiro, é que o quadro negativo da atividade não se restringe a este ano atípico. O país enfrentou uma severa e longa recessão entre o segundo trimestre de 2014 e o fim de 2016. Depois, veio uma recuperação lenta, que, ano após ano, vinha surpreendendo os analistas negativamente.

Leia mais na Folha de S.Paulo