Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Secretário de Educação Básica do MEC pede demissão

Detalhes Notícia
Janio Macedo era um dos poucos quadros atuais do MEC que recebia o apoio do setor educacional. Janio Macedo era secretário de Educação Básica (SEB) Foto: José Cruz / Agência Brasil

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo, pediu demissão nesta quarta-feira. Após comunicar a decisão ao ministro, o secretário informou a interlocutores que se afastaria por questões pessoais e para se dedicar a projetos próprios. Macedo era um dos poucos quadros atuais do MEC que recebia o apoio do setor educacional.

Nos bastidores, o comentário é de que Macedo não tenha suportado algumas medidas empreendidas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Desde o ano passado, falava-se no MEC que o secretário estava abatido e, por vezes, chegava a se emocionar diante dos problemas enfrentados na condução da secretaria. Após o pedido de demissão, Macedo entrou em contato imediato com a entidades representativas dos municípios e estados, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O secretário era uma das poucas vozes do MEC que dialogava continuamente com gestores das outras esferas administrativas.

Leia mais em O Globo