Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Lições de Winston Churchill para líderes globais em tempos de crise

Detalhes Notícia
Em tempos de combate à pandemia, líderes mundiais deveriam se ater aos ensinamentos de ‘Memórias da Segunda Guerra Mundial’. Winston Churchill: 'Essa foi uma época em que toda a Inglaterra trabalhou e se esforçou até o limite máximo e esteve mais unida do que nunca', disse Churchill quando tudo ia mal para os aliados Foto: E. WING/INTERNATIONAL NEWS PHOTOS

Era 1945. A segunda grande guerra havia acabado. Havia acabado! E esse foi o sinal para uma explosão de alegria em todo mundo. O dever de deter o inimigo maior havia sido concluído com um desfecho pouco provável cinco anos antes, quando poucos se colocaram à frente de Hitler. Um desses homens era Winston Churchill. Naquele momento de vitória, se dirigindo à nação que havia sofrido o impensável, o primeiro-ministro surpreendeu. Como era habitual. “Gostaria de poder dizer-lhes esta noite que toda a nossa labuta e todos os nossos problemas estão terminados.” Não estavam, como a maioria testemunharia pelas décadas seguintes.

Nascido em 1874, morto em 1965, oito semanas após o seu 90º aniversário, a figura de Churchill bem que poderia emergir novamente para ensinar líderes que não sabem… liderar. Não conduzem a população mundial diante de outro inimigo mortal. Desta vez, um vírus. Um novo coronavírus.

Leia mais em O Estado de S.Paulo