Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Uma tentativa de impeachment frustrada fortalecerá Bolsonaro, diz Tarso Genro; por Fábio Zanini/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-ministro petista defende afastamento de presidente, mas diz que é preciso avaliar cenário político. O ex-ministro Tarso Genro durante evento contra Bolsonaro na Assembleia Legislativa gaúcha - José Carlos Daves - 26.ago.19/Futura Press/Folhapress

Um dos líderes mais influentes no PT, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, 73, diz que há motivos jurídicos para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas afirma que é preciso avaliar as condições políticas para seguir adiante com esse instrumento. “Uma tentativa de impeachment frustrada pode fortalecer o Bolsonaro”, afirma o petista. 

Ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-presidente nacional do PT, ele defende uma “frente de salvação nacional” com todas as forças políticas que se oponham à maneira como o presidente vem conduzindo o combate ao coronavírus, inclusive com prefeitos e governadores de legendas de centro e direita. Tarso diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos possíveis nomes para ser candidato a presidente do PT em 2022, mas que não pode ser o único. 

Lula foi solto no início de novembro, beneficiado por um novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) segundo o qual a prisão de condenados somente deve ocorrer após o fim de todos os recursos. O petista, porém, segue enquadrado na Lei da Ficha Limpa, impedido de disputar eleições.

Leia mais na Folha de S.Paulo