Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Atendimento em tendas de triagem para suspeitos do Covid-19 tem ritmo moderado; Correio do Povo

Detalhes Notícia
População tem optado buscar as Unidades Básicas de Saúde antes de ir aos hospitais. Sistema está conseguindo dar conta da demanda de momento, disse gerente de emergências do GHC, Alexandre Bessil | Foto: Alina Souza

A busca pelas tendas de triagem para suspeitos do novo coronavírus tem seguido um ritmo moderado. Instalados em Porto Alegre no dia 23 de março, os espaços têm recebido pacientes, mas em um ritmo ainda suportável e sem risco de sobrecarregar o sistema. Na avaliação de profissionais da área, a população tem optado por buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) antes de tentar atendimento em locais para maior complexidade.

Referência no atendimento da Covid-19, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) instalou um centro de triagem ao lado do prédio da Faculdade de Ciências de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (FACS-GHC). Desde que começou a funcionar, foram atendidos mais de 1,5 mil pessoas. Uma média de 65 por dia.

Gerente de emergências do GHC, Alexandre Bessil acredita que como as pessoas têm procurado hospitais apenas em casos de maior gravidade, o sistema está conseguindo dar conta da demanda de momento. “O grande volume está nas UBS. Só estão procurando hospital em casos mais graves. Esse comportamento está sendo fundamental para as emergências dos hospitais.”

Leia mais no Correio do Povo