Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Justiça determina que bancos suspendam por 4 meses débitos de consignados para aposentados; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Em decisão, magistrado diz que liberação de R$ 3,2 tri pelo BC 'não chegou, em sua grande totalidade, às mãos daqueles atingidos pela pandemia'. Foto: Estadão - Arquivo

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira, 20, que os bancos suspendam o débito em folha dos empréstimos consignados tomados por aposentados, do INSS ou servidores públicos, por quatro meses. A decisão vale para todo o Brasil a partir desta segunda.

O juiz Renato Coelho Borelli, da Justiça Federal da 1.ª Região do Distrito Federal, diz em sua decisão que a liberação de cerca de R$ 3,2 trilhões pelo Banco Central, “não chegou, em sua grande totalidade, às mãos daqueles atingidos pela pandemia”. O Banco Central pode recorrer da decisão.

A decisão atende a um pedido feito em Ação Popular pelo advogado Márcio Casado. A ação requer que os bancos repassem aos correntistas e tomadores de empréstimos as medidas tomadas pelo BC para injetar recursos no sistema financeiro e que fazem parte de um conjunto de ações adotadas para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia brasileira.

Leia mais em O EStado de São Paulo